Folia com respeito: blocos da Serra dizem não ao assédio sexual

A campanha Não é Não está nas ruas

Folia com respeito: blocos da Serra dizem não ao assédio sexual

Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação/Seppom

Os blocos de carnaval da Serra já estão animando a cidade e levando conscientização. A programação, que vai até o dia 7 de março, conta com muita diversão e com a campanha "Não é Não", que está sendo levada para as ruas pelos blocos tradicionais.

Os foliões estão ganhando o leque da campanha para espantar o calor e ainda se informar sobre a importância do respeito às mulheres. Os locutores também estão reforçando as informações.

A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Malini, pontua que a participação ativa dos blocos é fundamental para promover a conscientização de todos. “O carnaval é uma referência nacional de alegria, assim, toda forma de agressão contra as mulheres, seja física, psicóloga, sexual, moral ou mesmo ao património, não combina com a folia” afirma.

Malini acrescenta que se alguma mulher for vítima desse crime deve acionar a guarda municipal ou a polícia. “Se presenciar uma cena de assédio, peça socorro. Não julgue a vítima, só ajude”, pontua

O presidente da Associação de Moradores de Morada de Laranjeiras, Altair Sargento, subiu ao palco durante a folia, que aconteceu no bairro no último dia 15, e reforçou a importância de as pessoas se divertirem sem assédio. O bloco Ratazanas também estampou no abadá do grupo a imagem da Campanha Não é Não.

Todos os blocos, apoiados pela Prefeitura neste carnaval, passaram por uma capacitação sobre assédio e receberam os leques da campanha, que é uma realização da Seppom, em parceira com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, e ainda do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Serrana.