Frio e chuva: atendimento a pessoas em situação de rua é intensificado na Serra

De março a junho deste ano, já foram distribuídas mais de 250 máscaras, kits de limpeza e kits de higiene bucal aos moradores em situação de rua

Frio e chuva: atendimento a pessoas em situação de rua é intensificado na Serra

Texto: Munik Vieira - Foto: Everton Nunes/Secom PMS

Mesmo durante esse período de frio e chuva, além da pandemia do novo coronavírus, a Serra continua redobrando os cuidados destinados à população em situação de rua, que está vulnerável neste momento.

O Serviço de Abordagem Social, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) foi intensificado, aumentando as rotas de monitoramento em todo o município, com o objetivo de ofertar os serviços de acolhimento institucional e isolamento social a população em situação de rua.

O município possui cinco abrigos que estão funcionando 24 horas no esquema de isolamento social, com cerca de 110 usuários acolhidos. Também está sendo ofertado aluguel social, em casos específicos. No Centro Pop – outro serviço para essa população – estão sendo oferecidas três refeições diárias, kits para higienização pessoal e de materiais, espaço para guardar pertences dos usuários, atendimento psicossocial e encaminhamento para testagem.

De março a junho deste ano, já foram distribuídas mais de 250 máscaras, kits de limpeza e kits de higiene bucal aos moradores em situação de rua. O Serviço de Abordagem Social funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas. É realizado um monitoramento diário, onde as equipes oferecem apoio e utilizam estratégias de convencimento para que o usuário aceite a ajuda do município com os serviços de acolhimento institucional e se retire das ruas.

As medidas de acolhimento, orientação e apoio continuam. "Estamos conseguindo atender àqueles que aceitam receber os nossos encaminhamentos", comenta a secretária adjunta de Assistência Social da Serra, Elcimara Loureiro.

Treze pessoas que estavam nessa condição já foram reintegradas às famílias para isolamento social e receberam o benefício eventual da prefeitura, com a distribuição de cestas de alimentos. Além disso, outras oito receberam da Semas passagem para retorno à cidade de origem.