Gabinete de gestão integrada da Serra discute medidas de combate à violência

Reunião acontece mensalmente e analisa os resultados da Segurança Pública no município

Gabinete de gestão integrada da Serra discute medidas de combate à violência


Texto: Miranda Perozini - Foto: Eriton Ribeiro/PMS

Na manhã desta quarta-feira (08), o secretariado da Prefeitura da Serra, junto do comando da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Polícia Federal e Corpo de Bombeiros se reuniu com representantes da Justiça e da Secretaria de Segurança Pública em mais um encontro do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). Na ocasião, foram discutidas ações para combate à violência no município.

Além de estudar medidas para diminuição da criminalidade e de realizar cobranças por resultados aos setores responsáveis, foram divulgados dados estatísticos que apontam uma redução de 3,5% no índice de homicídios comparado a 2021. 

Para reduzir ainda mais este quadro, é necessário muito empenho das forças de segurança. Segundo o secretário de Defesa Social Joel Lyrio, reuniões como o GGIM são fundamentais.

“O Gabinete de Gestão Integrada Municipal se mostra como uma ferramenta de mais alta relevância na elaboração de propostas para melhorar os resultados do município. Está se tornando possível alcançar um alto nível de integração voltada para aumento de desempenho e melhores resultados", disse. 

Dentre as ações de melhoramento discutidas, estão:

- Ações conjuntas em favor da população em situação de rua em determinados bairros da Serra;
- Viabilizar, a pedido do Poder Judiciário, a relação dos Guardas Municipais, para agilizar as intimações e audiências on-line;
- Incrementar operações policiais visando o tráfico de entorpecentes;
- Implementar junto ao Corpo de Bombeiros Militar alvarás provisórios, para funcionamento de Casas de Recuperação de Dependentes Químicos;
- Aumentar o número de operações de trânsito no município;
- Fazer operações de saturação em bairros que apresentam aumento de criminalidade;
- Disponibilizar acesso das forças policiais do município ao Cerco Inteligente da Serra.