GGIM: Serra volta a contar com Observatório da Segurança

O Observatório da Segurança é parte do conjunto de ações desenvolvido na Serra

GGIM: Serra volta a contar com Observatório da Segurança

Texto: Leonardo Quarto - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

A prefeitura da Serra realizou a quarta reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) e apresentou às forças federais e estaduais presentes o novo Observatório da Segurança, em atividade há cerca de um mês. No encontro, que aconteceu nesta terça-feira (14) na sede do Executivo, o programa que reúne diversas informações vitais no combate à criminalidade foi divulgado.

O Observatório da Segurança é parte do conjunto de ações desenvolvido na Serra. Ele complementa o Videomonitoramento e alimenta o GGIM, criando uma cadeia de inteligência. O objetivo é reunir informações de todas as áreas para que as instituições sejam alimentadas de forma técnica e tenham base para as ações das equipes.

"Importante para o município esse observatório de segurança. Foi uma solicitação do prefeito Sergio Vidigal para que tivéssemos um recorte de todos os dados e análises necessários para a implantação de políticas de segurança pública municipal para a Serra", contou o secretário de Defesa Social da Serra, Fabrício Dutra.

“Pegamos informações de diversas fontes (Secretaria de Segurança Pública, Polícias Militar e Civil, Forças Federais), confirmamos elas e as publicamos de forma objetiva. Ou seja, nosso Departamento de Trânsito saberá exatamente onde colocar uma viatura e evitar um crime, o mesmo vale para a Guarda Municipal e para a Defesa Civil”, explicou o subsecretário de Defesa Social da Serra, Alessandro Darós.

Chefe do Observatório de Segurança, Francismar Cunha reforça que o papel do Observatório é fazer um levantamento estatístico de todos os atos relacionados à segurança. “Com esse levantamento colhido com diferentes fontes, reunimos as informações e fornecemos em síntese para todos os órgãos. Além disso, também fazemos análises sobre como enfrentar os gargalos”, explicou.

O trabalho da Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes), que conta com ação da Guarda Municipal, Defesa Civil e Departamento de Operações de Trânsito (DOT), integrado às forças estaduais e federais, resultou na queda de 17,2% no número de homicídios nos primeiros oito meses no comparativo com 2020.

Com a presença do vice-prefeito Thiago Carreiro e coordenação do secretário de Defesa Social Fabrício Dutra, o encontro reuniu os principais agentes da segurança pública estadual e federal.

Participaram da reunião representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública, do 6º Batalhão e do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Marinha, Exército e Ministério Público.