Guarda Civil Municipal da Serra é integrada ao Ciodes em convênio com a Sesp

GCM da Serra passa a ter acesso total ao sistema do Ciodes

Guarda Civil Municipal da Serra é integrada ao Ciodes em convênio com a Sesp

Texto: Andreia Soares - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Defesa Social (Sedes), assinou convênio com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), que integra o trabalho da Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes).

Desde o início desta gestão, em janeiro de 2021, a segurança pública da Serra já atuava em parceria com os agentes das outras forças de segurança, sejam elas estadual ou federais. Com a assinatura do convênio, houve a formalização de acesso ao sistema de operações do Ciodes, por parte da GCM da Serra.

O prefeito Sergio Vidigal destacou a excelente relação com o governo do estado e falou sobre a importância da assinatura do documento.

“Temos no governador Renato Casagrande um grande parceiro. Várias ações integradas acontecem na Serra, o que contribui muito no processo de enfrentamento à violência, e esse convênio facilita muito a gestão do serviço da nossa Guarda, que é jovem e ainda pequena para o tamanho do nosso município. Mas, reconhecemos o empenho de cada agente que faz parte dessa equipe”, declarou o prefeito.

O secretário de Defesa Social da Serra, Fabrício Dutra, destacou que é a primeira vez na história, que a Guarda Civil Municipal está integrada a todos os órgãos de segurança pública.

“Esse é um dia histórico, que descreve uma nova era para a Guarda Civil Municipal, para o Departamento de Operações de Trânsito e para a Defesa Civil da Serra. Agora podemos ter uma comunicação efetiva de todas as ocorrências que o cidadão da Serra faz para o Ciodes”, explicou Dutra.

Para o subsecretário de Integração Institucional da Sesp, Coronel Márcio Celante, o convênio traz agilidade para o atendimento das ocorrências no município da Serra, uma vez que, a partir de agora, quando o cidadão ligar para o 190, a ocorrência registrada será encaminhada não só para a Polícia Militar, mas também para a Guarda Civil Municipal.

“O atendimento à ocorrência vai partir da agência que tiver o recurso e a autonomia para tal. Será observada também, a distância desses agentes, como forma de otimizar o tempo para efetivação desse atendimento, e naturalmente a resolutividade da ocorrência”, destacou Celante.

Ainda participaram do ato da assinatura, ocorrido nesta quinta-feira (23), na Prefeitura da Serra, o comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Leonardo Celante, Major Carvalho, da Companhia Independente da PMES de Jacaraípe, a comandante da GCM da Serra, Laís Araújo, o diretor do Departamento de Operações de Trânsito da Serra (DOT), Fábio Alves, o coordenador da Defesa Civil da Serra, Henrique Tápias e os delegados da Polícia Civil, Luiz Pazeto e Josafá da Silva.