Guarda Municipal da Serra recupera mais de R$ 3 milhões em patrimônio

Desde a implementação do cerco eletrônico de segurança, 120 veículos foram recuperados

Guarda Municipal da Serra recupera mais de R$ 3 milhões em patrimônio

Texto: Daniela Salgado - Foto: Gabriel Barroso/Secom

​Estratégia e consistência. Essas duas palavras definem o trabalho exercido pela Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra que, até este mês, recuperou mais de R$ 3 milhões em patrimônio.

Esse resultado vem acompanhando de inovação. Desde novembro de 2022, quando o projeto Olho Vivo foi instalado, contemplando o maior cerco de segurança do Espírito Santo, a GCM da Serra recuperou um total de 120 veículos no município, resultando nesse montante milionário.

Esses resultados representam um marco histórico para a evolução na história da Guarda Civil Municipal da cidade. “Graças a esse investimento feito pelo prefeito Sergio Vidigal, estamos conseguindo recuperar e entregar aos proprietários os seus veículos furtados e roubados. Vamos continuar com as ações e, logo, teremos ainda melhores resultados”, afirma o secretário de Defesa Social, Joel Lyrio.

Segundo o Observatório de Segurança Pública da Secretaria de Defesa Social (Sedes), o mês de maio foi o período em que mais veículos foram recuperados pela Guarda Civil Municipal, simbolizando um total de 29 automóveis devolvidos aos seus donos, que representam R$ 573 mil em patrimônio.

Câmera de videomonitoramento

Representando modernização dos sistemas de segurança, as câmeras de videomonitoramento do projeto Olho Vivo foram projetadas para a prevenção genérica de delitos, e estão instaladas em lugares que registram altos índices de criminalidade. Os dados que demonstram o nível de crimes nas determinadas localidades foram obtidos através do Observatório de Segurança da Sede e norteiam o maior cerco de segurança do Estado.

Patrulhamento preventivo

Os patrulhamentos preventivos são ações de rondas que atuam frequentemente nos bairros da Serra. Os patrulhamentos previnem e combatem, diariamente, os delitos que ocorrem no município, priorizando a segurança e o bem-estar do cidadão.