Hospital Materno Infantil da Serra oferece estrutura completa para gestantes

Hospital Materno Infantil da Serra oferece estrutura completa para gestantes

Texto: Deborah Hemerly - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

O Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI) Dra. Maria da Glória Merçon Vieira Cardoso, a maior maternidade pública do Estado, está localizado em Colina de Laranjeiras, na Serra. Às 7 horas de 19 de fevereiro de 2022 iniciaram as atividades no local.

Neste primeiro momento, o HMMI contará com 50 leitos para alojamento de gestantes e puérperas de risco habitual, Centro Obstétrico com três salas cirúrgicas e sete quartos PPP (de Pré-Parto, Parto e Pós-Parto), exames de imagem e laboratoriais e sala de vacina. No Materno Infantil, a mãe não sai de perto do seu filho.

De acordo com o prefeito Sergio Vidigal, o HMMI é a realização de um sonho. "Esse é um momento muito emocionante. A abertura deste hospital é a realização de um sonho para todos nós, principalmente para as mães que agora poderão ter seus filhos na Serra. É um avanço histórico na saúde da nossa cidade e eu fico muito feliz por ter não somente idealizado e licitado o projeto enquanto prefeito, mas também ter buscado recursos necessários para que essa obra pudesse ser entregue aos moradores", disse.

Já a secretária municipal de Saúde, Bernadete Coelho, ponderou que as mães serranas não precisarão sair do município para ter seus filhos.

“Esse momento é tão importante tanto para a minha história profissional quanto para a do prefeito. Precisamos reverter essa atual situação do país, através da família. Tudo começa com o binômio mãe e filho. A partir daí, desse cuidado com as nossas gestantes, dos nossos bebês, do incentivo ao aleitamento materno, precisamos destacar a importância do cuidado com a família. A partir desse momento, com a inauguração do hospital, as nossas gestantes não precisarão buscar mais os outros municípios para ter seus filhos. A inauguração do hospital completa todo um ciclo de saúde no município extremamente importante para seus moradores”, destacou.

E completou: “sei que os desafios são muitos, mas vamos superá-los, alcançá-los e vamos continuar proporcionando ao morador da Serra o melhor sistema público de saúde do Estado”.

O HMMI também terá um ambulatório voltado para atendimento às vítimas de violência sexual, que funcionará durante 24 horas. Uma equipe multidisciplinar, composta por médico, enfermeiro, assistente social e psicólogo, estará preparada para acolher e atender a todos.

Quando estiver operando na sua totalidade, a partir de abril/maio deste ano, o Hospital Municipal Materno Infantil terá a capacidade mensal para 638 internações obstétricas de risco habitual e 255 de risco alto, além de 51 internações de cirurgia pediátrica; 128 internações de ginecologia clínica e cirúrgica; 55 internações em Unidade de Terapia Neonatal (UTIN); 51 internações de Tratamento Intermediário Neonatal Convencional (UCINCO); 26 internações em Unidades de Tratamento Intermediário Neonatal Prematuro (UCINCA), ou leito-canguru; 51 internações em Unidade de Terapia Intensiva Adulta (UTI); isso sem contar com as 3.240 consultas de pronto-socorro e 2.304 consultas em ambulatório de especialidades, além disso, um cartório civil funcionará no local para fazer o registro dos bebês.

Um pouco mais sobre o Materno Infantil:

Mais de 300 profissionais trabalharam na construção do Hospital Municipal Materno Infantil, cuja área é equivalente ao tamanho de dois campos e meio de futebol. São aproximadamente 16 mil metros quadrados de área construída. A estrutura é composta por três pavimentos distribuídos em assistência materno infantil e serviços de apoio diagnóstico e terapêutico.

A área externa também chama a atenção pela grandiosidade, e conta com duas guaritas de entrada (uma para o público em geral e outra restrita a funcionários). O estacionamento tem 131 vagas para o público, 141 para funcionários e oito vagas para serviço (utilitários e caminhões).

Pacientes e acompanhantes também vão poder aproveitar a área de vivência, com praças e solários, além de toda a urbanização e paisagismo com equipamentos modernos. Isso sem contar com a modernização voltada para sustentabilidade das instalações do Hospital Municipal Materno Infantil: uma cisterna vai captar água da chuva para ser usada na limpeza e nos jardins.