Idosos isolados em hotel e curados da Covid-19 comemoram recuperação e retornam aos abrigos

Após o período de isolamento no hotel, três idosos realizaram uma série de exames e confirmaram que estavam livres da doença

Texto: Munik Vieira - Foto: Munik Vieira/Secom PMS

“Quando testei positivo para a Covid-19, fiquei assustada. A prefeitura me levou para o isolamento no hotel e consegui me recuperar, graças a Deus. Eu nunca perdi as esperanças”. Essas são as palavras de Dalva Pereira Luceno, de 80 anos, após superar o novo coronavírus durante período de isolamento em hospedagem solidária oferecida pela Prefeitura da Serra.

Dalva testou positivo para a doença durante as ações da prefeitura nos asilos do município, onde mais de 250 idosos foram avaliados por testes. Ela é uma dos três idosos que estavam em isolamento social oferecido pela Prefeitura da Serra, no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, e que se recuperaram da covid-19 e já estão de volta aos abrigos do município.

Após o período de isolamento, os três idosos realizaram uma série de exames e, após a confirmação de que estavam livres da doença, passaram por um processo de reintegração social. Novos testes foram realizados, confirmando que não estavam mais infectados pelo novo coronavírus, e eles foram liberados, retornando para as Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI's) do município.

“Fui muito bem tratada pelos profissionais no hotel. Eles conversavam comigo e me davam todo o carinho. Eu tomava café, enquanto pegava sol na varanda, e observava o mar. Eu pude me sentir muito bem acolhida", disse Dalva.

Atualmente, apenas uma idosa segue em isolamento no hotel. O município está avaliando outras dez solicitações de idosos para serem integrados ao espaço. As solicitações para viabilizar a transferência estão sendo avaliadas pelas equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Serviço Especializado de Atendimento em Domicílio à Pessoa Idosa (Sead).

A hospedagem solidária, oferecida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), atende pessoas com 60 anos ou mais, ou com algum tipo de deficiência, que se encontram em vulnerabilidade domiciliar e que testaram positivo para o novo coronavírus.

A Serra é o primeiro município do Espírito Santo a utilizar essa nova modalidade. Cerca de 300 pessoas poderão ser beneficiadas com o serviço ao longo dos próximos seis meses. Estão disponibilizadas 30 vagas para o isolamento social no hotel, com a possibilidade de o serviço ser ampliado.

Cada morador selecionado passará por uma série de exames e, caso seja confirmada a contaminação pela Covid-19, será isolado por 14 dias no hotel. Após esse período, será feita uma reintegração social e novos testes serão realizados. Caso esteja livre da doença, o morador será liberado.

"Nós estamos recebendo idosos com Covid-19 que se encontram em vulnerabilidade social e domiciliar. Dos quatro que estavam em isolamento no hotel, três já foram liberados. Cuidamos deles com todo o carinho e é uma alegria que tenham se recuperado. Nossa equipe é composta por ótimos profissionais. Os idosos ficaram em isolamento social no hotel durante 14 dias e, após a confirmação de que não estavam mais com a doença, foram liberados", destaca Elcimara Loureiro, secretária adjunta de Assistência Social.

A porta de entrada para essa nova modalidade de acolhimento, prioritariamente, são as ILPI's (Instituições de Longa Permanência para Idosos) do município, e idosos que são acompanhados pelo SEAD (Serviço Especializado de Atendimento em Domicílio à Pessoa Idosa).

As famílias em situação de vulnerabilidade social também podem acionar os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e uma equipe irá visitar a família e avaliar a possibilidade do isolamento social no hotel. O contato pode ser feito pelos Creas de Parque Residencial Laranjeiras e Serra-Sede (27 3328-6717 ou serra.creas@gmail.com - Laranjeiras e 27 3291-5521 ou serra.creas2@gmail.com - Serra-Sede).

A equipe de profissionais que atua no hotel é composta por médico, cuidador, psicólogo, assistente social e técnico em enfermagem.