Eventos virtuais para comemorar os 172 anos da Revolta do Queimado

A Insurreição de São José do Queimado é considerada por especialistas como o principal movimento contra a escravidão ocorrido no Espírito Santo

Eventos virtuais para comemorar os 172 anos da Revolta do Queimado


Texto: Bianca Oliveira - Foto: Fernanda Neves/Secom-PMS

Em virtude da classificação de risco alto para Covid-19 na cidade de Serra, as comemorações presenciais pelos 172 anos da Revolta de Quimado foram canceladas.

Nesta terça-feira (16) e quarta-feira (17), serão realizadas Rodas de Conversa virtuaias para comentar sobre o tema e sua importância para a história e cultura do município.

A transmissão ocorre das 18h30 às 20h30 nos dois dias. Nesta terça-feira, por meio do link meet.google.com/ajz-ceaz-stg e na quarta no link meet.google.com/dvp-mhgt-npx.

Os eventos são organizados pelo fórum Chico Prego, e realizados pela prefeitura da Serra, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) e Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir).

A história

A Insurreição de São José do Queimado é considerada por especialistas como o principal movimento contra a escravidão ocorrido no Espírito Santo.

O fato aconteceu em 19 de março de 1849 quando houve a revolta, segundo pesquisadores, por conta de uma promessa não concretizada de liberdade, feita pelo frei italiano Gregório José Maria de Bene aos escravos da localidade de São José do Queimado, hoje distrito da Serra.

Mais de 300 homens, mulheres e até crianças participaram desta rebelião que foi liderada por Chico Prego, João da Viúva, Elisiário e muitos outros líderes que articularam seu povo para tomar a liberdade com as próprias mãos.

A insurreição foi um movimento tão forte que para contê-la foram necessárias forças vindas do estado do Rio de Janeiro, além das capixabas.

Os rebelados foram presos e julgados, cinco deles condenados à morte. Um dos líderes da Revolta, Elisiário, escapou da cadeia e refugiou-se nas matas do Morro do Mestre Álvaro e nunca mais foi recapturado. Chico Prego foi capturado e enforcado, em 11 de janeiro de 1850.  Hoje, nomeia a Lei de Incentivo Cultural do Município.

Serviço

Queimado 172 anos de "Sonhos e Resistência"

Data: 16/03 - terça-feira
Horário: das 18h30 às 20h30
Link: meet.google.com/ajz-ceaz-stg

Roa Maria Nascimento Miranda (Fórum Chico Prego)
Teodorico Boamorte (Guardiões de Queimado)
Táta Jerdan Nicácio
Amarildo Mendes Lemos (Ifes/Campus Serra)
Filipe Oliveira da Silva (Iphan/ES)
Henrique Antônio Valadares Costa (IPAE)
Paulo Bonfim (IPAE).

Data:17/03 - quarta-feira
Horário: das 18h30 às 20h30
Link: meet.google.com/dvp-mhgt-npx


Madalena Teles (FÓRUM Chico Prego)
Diego Ramiro Araos Alves (Ifes Campus Serra)
Gessé Paixão (Sedu/ES)
Leonardo Mattiazziu Correa (Ifes Campus Serra)
Joelma Rocha (Sedu/Serra)
Dalva Lyrio Guterra DALVA 

Plataforma: Google meet com transmissão por Facebook e YouTube