Janeiro Roxo: Atenção ao diagnóstico precoce e tratamento da hanseníase

Equipes de saúde da Serra realizaram ações com os pacientes

Janeiro Roxo: Atenção ao diagnóstico precoce e tratamento da hanseníase

Texto: Deborah Hemerly - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

O janeiro tão espichado de 2022 está chegando ao fim. Mas, antes que ele se vá, as equipes de saúde da Unidade Básica de Saúde de Manguinhos realizaram mais uma ação em alusão ao Janeiro Roxo. Já ouviu falar?

Trata-se de uma campanha de prevenção e tratamento precoce da hanseníase, doença transmitida de uma pessoa que possua a doença e não esteja em tratamento para outra pessoa que não possui a doença. Essa transmissão se dá, principalmente, através da respiração durante o convívio diário. Das 7h às 13 horas algumas foram desenvolvidas com os pacientes que frequentaram o serviço.

Teve palestra, abordagem para preenchimento de um questionário, orientação são a hanseníase. E a população respondeu, interessada. Foi a segunda ação do mês, em Manguinhos. Na sexta (27), a turma da Unidade Básica de Saúde realizou a primeira abordagem aos pacientes.

Na quinta (26), foi a vez das equipes da Unidade Regional de Boa Vista falarem sobre a doença com os pacientes e servidores.

Saiba mais sobre a hanseníase

Os principais sinais e sintomas de hanseníase são: manchas brancas ou avermelhadas dormentes; dor nos nervos dos braços, das mãos, das pernas ou dos pés; parte do corpo com formigamento ou dormência; caroços no corpo, ausência de dor em casos de queimaduras ou cortes nos braços, mãos, nas pernas e nos pés.

A Saúde da Serra tem o Programa de Hanseníase, com atendimento especializado e disponível para toda a população nas seis Unidades Regionais de Saúde. São elas: Boa Vista, Feu Rosa, Novo Horizonte, Jacaraípe, Serra Dourada e Serra Sede.

Assim como acontece com os outros programas oferecidos pela Prefeitura da Serra, o acesso ao programa é realizado em todas as Unidades de Saúde. O paciente que apresentar sinais e sintomas suspeitos deve procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência.