Mais de 11 toneladas de resíduos descartadas de forma voluntária e correta em um mês

Resíduos de pequenas reformas da construção civil no topo dos itens descartados

Mais de 11 toneladas de resíduos descartadas de forma voluntária e correta em um mês


Texto: Andreia Soares - Foto: Secom/PMS

Inaugurado no dia 21 de junho, em Vila Nova de Colares, o primeiro Ecoponto Temático do Espírito Santo já surpreende quando o assunto é a procura da população pelo serviço. Em apenas 30 dias, mais de 11 toneladas de resíduos foram descartados corretamente, de forma voluntária. 

Ao longo desse primeiro mês de funcionamento cerca de 130 pessoas foram até o Ecoponto Quintal para descartar entulhos de pequenas reformas da construção civil, de podas, madeiras, recicláveis, além de eletroeletrônicos, lâmpadas, pilhas e baterias, dentre outros itens. 

Quase 300 alunos já visitaram o local 

O primeiro levantamento realizado pela Secretaria de Serviços da Serra, em parceria com o grupo Corpus, aponta ainda que 229 alunos realizaram visitas guiadas ao local, que conta com estrutura para ofertar diversão e aprendizado, envolvendo a educação ambiental e a sustentabilidade. Vale lembrar que o balanço foi encerrado no último dia do recesso escolar, que durou uma semana. 

Para o secretário de Serviços da Serra, Enio Bergoli, os números surpreendem principalmente quando observado o volume de resíduos da construção civil. “Nós costumávamos ver muito resíduo desse tipo nas calçadas, terrenos e até nas vias. Com a chegada do Ecoponto Quintal, a população entendeu que essa é forma de manter a cidade limpa e saudável, livre de insetos e mais agradável para se viver’, declara Enio Bergoli.

Serviço gratuito para pessoas físicas

O secretário lembra que o serviço é gratuito e está disponível para pessoas físicas que devem observar o limite diário de descarte, para que todos tenham acesso aos benefícios do Ecoponto, localizado em Vila Nova de Colares, mas, que atende moradores de bairros do entorno, como Feu Rosa, por exemplo. 

“Temos caixas estacionárias individuais para o descarte de podas, móveis e madeiras; entulho da construção civil até 1,5m³ (quinze sacos de rafe), eletroeletrônicos e pneus. Além disso, o Ecoponto conta com bombona para descarte de óleo de cozinha e contêineres para lâmpadas, pilhas e baterias, bem como materiais recicláveis”, destaca Bergoli.

Volume de resíduos descartados

Veja detalhadamente o balanço do primeiro mês de funcionamento do Ecoponto Quintal:

* Entulhos da Construção Civil: 29,80%
* Madeira: 24,8%
* Reciclável: 18,4%
* Poda: 11,20%
* Grandes volumes: 6,4%
* Eletroeletrônicos: 5,6% 
* Lâmpadas: 2,2%
* Pilhas e Baterias: 1,6%

Serviço

Localização: Rua Floriano Peixoto, s/nº, no bairro Vila Nova de Colares.
Horário: Segunda a Sábado, das 6 às 18 horas
O serviço é gratuito e disponível para toda a população (pessoas físicas)