Mais de 15 mil estudantes da Serra participam de avaliação estadual 

Paebes começa a ser aplicado no município nesta terça-feira (11) e vai diagnosticar aprendizado e orientar planejamento escolar

Mais de 15 mil estudantes da Serra participam de avaliação estadual 


Texto: Elton Lyrio - Foto: Gemini

Mais de 15,6 mil estudantes da rede municipal da Serra participam, a partir desta terça-feira (11), do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes/Paebes Alfa). No município, as provas serão aplicadas nos dias 11 e 12 e 18 e 19 de novembro. A avaliação estadual terá a participação de estudantes do 2º (Paebes Alfa), 5º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Focado na alfabetização, o Paebes Alfa será direcionado aos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental e incluirá testes de Língua Portuguesa e Matemática, além de questionários para professores, diretores e familiares ou responsáveis. Já os estudantes do 5º ano farão testes de Língua Portuguesa, Matemática e Redação, também acompanhados de questionários para professores, diretores e familiares. Para o 9º ano, a avaliação contemplará testes de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, com questionários aplicados aos próprios estudantes, professores e diretores.

A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, destaca que o Paebes é importante por sua capacidade de diagnosticar o aprendizado dos estudantes, identificar desigualdades educacionais e orientar o planejamento pedagógico das escolas. 
“Essas avaliações são uma oportunidade valiosa para olharmos com atenção para o que a nossa rede tem alcançado e onde ainda precisamos avançar. O Paebes nos ajuda a entender, com base em evidências, como está o aprendizado das nossas crianças e adolescentes, fortalecendo o planejamento pedagógico e a formação dos nossos profissionais”, destacou.

Mayara Candido também destacou a importância de todos estarem mobilizados para a prova, incentivando a presença dos estudantes para demonstrar o que eles sabem nas avaliações. “Quando cada escola se mobiliza, quando as famílias se envolvem e os educadores se dedicam, damos um passo importante para garantir uma educação pública de qualidade, que promova equidade e oportunidades para todos”, enfatizou a secretária.