Mais de 50% dos serviços da Prefeitura da Serra já são digitais
São 26,5 mil processos que foram realizados eletronicamente
Texto: Djeisan Maria
- Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS
Mais de metade dos serviços ofertados pela Prefeitura da Serra já são eletrônicos. Cerca de 140 atividades podem ser acessadas por meio do portal da administração – www.serra.es.gov.br, na aba de Serviços Digitais.
São 15 mil pessoas que estão utilizando os serviços, desde que começou o projeto Serra Digital. Nesse contexto 26,5 mil processos foram realizados eletronicamente, ou seja, sem a necessidade de o munícipe vir pessoalmente à administração.
Um dos serviços mais utilizados pelos cidadãos é o de aprovação de projeto e licenciamento ambiental. Outros bastante acessados são os de atendimento à condicionantes ambientais, regularizações de edificações e alvará de obras.
Para fazer uma solicitação na plataforma, o munícipe ou pessoa jurídica precisa fazer o cadastro e seguir alguns passos para a validação do seu cadastro. Para auxiliar as pessoas nesta etapa, foram feitos dois tutoriais, um para pessoa física e outro para jurídica, que contém todos os passos do processo. Os documentos podem ser conferidos ao final dessa matéria.
Por meio do Serra Digital, o município pretende eliminar, em todos os casos possíveis, os processos em papel na administração. O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade, afirma que o compromisso do município é encerrar os processos em papel até março de 2023.