Mais que fiscalizar o trânsito: agentes da Serra também salvam vidas

Os agentes de trânsito da Serra são responsáveis por organizar e fiscalizar o tráfego, mas, eventualmente, prestam outros tipos de serviços à comunidade

Mais que fiscalizar o trânsito: agentes da Serra também salvam vidas


Texto: Marcos de Oliveira - Foto: Divulgação Sedes

Os agentes de trânsito da Serra são responsáveis por organizar e fiscalizar o tráfego, mas, eventualmente, prestam outros tipos de serviços à comunidade. Por estarem sempre nas ruas, muitas vezes são os primeiros representantes do poder público a quem os cidadãos recorrem em casos de necessidade.

“São situações extremamente pertinentes, pequenos atendimentos que muitas vezes não são noticiados e que mostram como o trabalho dos agentes de trânsito é importante, movido pela boa vontade e pelo propósito de salvar vidas e servir ao próximo”, destaca o secretário de Defesa Social, major Maximiliano Werneck.

Foi assim na última semana, quando os agentes Danilo Azevedo e Andressa Sanches ajudaram no atendimento a uma bebê de um ano de idade que passava mal. A viatura do Departamento de Operação de Trânsito (DOT) passava pela avenida Norte Sul, quando foi abordada por uma mulher com uma criança no colo, que pediu socorro para levar a criança até à UPA.

A princípio, a criança parecia estar com sintoma de engasgo, mas a agente Sanches percebeu que se tratava de um quadro convulsivo. A criança, junto com o pai e a mãe, foi colocada na viatura, que saiu em emergência abrindo caminho no trânsito congestionado. A bebê foi levada para a UPA de Carapina, foi medicada e passa bem.

Na mesma semana, outra equipe ajudou um cidadão a atravessar a via em Laranjeiras, por causa das dificuldades de locomoção devido a uma cirurgia de quadril. O agente Negrelli explica que ele e os agentes Emerson, Miguel, Milton e Ygor estavam na base móvel e viram a situação.

Eles interditaram o trânsito na avenida Norte Sul e ajudaram o morador a atravessar a rua, liberando o tráfego em seguida.

Essa mesma equipe, durante fiscalização em Morada de Laranjeiras, se deparou com uma senhora caída na calçada. Os agentes fizeram um rápido atendimento à mulher, que estava consciente, e a levaram para o Hospital Jayme dos Santos Neves.

Buscando prever toda e qualquer possibilidade de atuação, pois muitas vezes são os primeiros a entrar em contato com situações de emergência, os agentes de trânsito da Serra têm treinamento em primeiros socorros, entre outras capacitações.