Maria da Glória Merçon V. Cardoso é o nome escolhido para o Hospital Materno Infantil

A votação foi encerrada às 23h30 da última sexta-feira (05)

Texto: Munik Vieira - Foto: Arte Secom PMS

O maior hospital materno infantil do Espírito Santo já tem nome oficial! Com 30% dos mais de 22 mil votos registrados, Maria da Glória Merçon Vieira Cardoso foi a escolhida para dar nome ao Hospital Materno Infantil, que está em fase final de construção, no bairro Colina de Laranjeiras. A votação foi encerrada às 23h30 da última sexta-feira (05).

A disputa foi acirrada. Ao todo, foram 22.486 votos registrados. Maria da Glória recebeu a maioria dos votos, seguida de Jolindo Martins (2º lugar), Arnaldo Ferreira (3º lugar) e Zilda Arns (4º lugar).

Maria da Glória marcou a história das mulheres capixabas que lutavam por espaço no mercado de trabalho. Ela se formou em 1961, na primeira turma de medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), na qual havia apenas quatro mulheres, incluindo ela.

Ao se especializar em pediatria, Maria tornou-se a primeira mulher do Espírito Santo a atuar na área. Foram 40 anos como pediatra, dedicando a vida a cuidar de crianças e adolescentes do Estado.

Além de médica, também foi professora, por 30 anos, da matéria de pediatria na Ufes. Maria da Glória fez parte de um grupo pequeno que abriu as portas para as mulheres na profissão. Para o marido da médica, Reginaldo Cardoso, Maria da Glória foi pioneira na luta das mulheres para entrar no mercado de trabalho.

Maria da Glória faleceu em 27 de maio de 2007.

Perto de ser inaugurado, o Hospital Materno Infantil é uma das principais obras do Estado. “Essa obra vai beneficiar não só a Serra, mas todo o Espírito Santo. As mães e as crianças vão contar com um espaço adequado e moderno e com todos os serviços de saúde necessários para essa fase da vida”, disse o prefeito da Serra, Audifax Barcelos.

Sobre o Hospital Materno Infantil

O local tem previsão de atender 8.700 gestantes por ano e realizar 725 partos por mês. Serão 135 leitos: 60 maternos, 60 infantis e 15 semi-intensivos.

Dentre os 15, serão 10 UCINCo (convencional) para atendimento a recém-nascidos considerados de médio risco e que demandam assistência contínua. E serão cinco UCINCa (canguru), modelo de assistência no qual o recém-nascido permanece o tempo todo em contato, pele a pele, com a mãe ou o pai.

A maternidade funcionará de porta aberta e receberá casos de risco habitual, ou seja, partos de baixa complexidade. As mamães serão acolhidas e classificadas, conforme suas necessidades. Já o setor infantil realizará internações e cirurgias de baixa complexidade, com vagas que serão reguladas pela Prefeitura da Serra para destinação aos moradores.

A Política do Parto Humanizado está garantida com, por exemplo, a inserção do acompanhante no processo de atendimento ao bebê e à gestante. Haverá, ainda, leitos PPP: Pré-parto, Parto e Pós-parto, ou seja, a gestante permanece no mesmo local até sua alta.

A área do Hospital Materno Infantil é equivalente ao tamanho de dois campos e meio de futebol. A estrutura é composta por três pavimentos distribuídos em assistência materno-infantil e serviços de apoio diagnóstico e terapêutico.