Serra amplia ações de apoio e acolhimento a pessoas em situação de rua

O município possui cinco abrigos que estão funcionando no esquema de isolamento social. Também está sendo ofertado aluguel social, em casos específicos

Serra amplia ações de apoio e acolhimento a pessoas em situação de rua

Texto: Munik Vieira - Foto: Everton Nunes/Secom PMS

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a Serra ampliou os serviços e redobrou os cuidados destinados à população em situação de rua, que está vulnerável neste momento. O Serviço de Abordagem Social, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), já distribuiu mais de 200 máscaras e kits de higiene bucal aos moradores em situação de rua no município.

Treze pessoas que estavam nessa condição já foram reintegradas às famílias para isolamento social e receberam o benefício eventual da prefeitura, com a distribuição de cestas de alimentos. Além disso, outras oito receberam da Semas passagem para retorno à cidade de origem.

As medidas de acolhimento, orientação e apoio continuam. "Estamos conseguindo atender àqueles que aceitam receber os nossos encaminhamentos", comenta a secretária adjunta de Assistência Social da Serra, Elcimara Loureiro.

A prefeitura também tem auxiliado a população em situação de rua a se cadastrar para receber o auxílio emergencial de R$600 do Governo Federal e, com isso, alguns já estão planejando alugar casa e sair das ruas. Das 150 pessoas que receberam as orientações da Semas, 80 já foram contempladas, até o momento, com a liberação do auxílio emergencial.

O município possui cinco abrigos que estão funcionando 24 horas no esquema de isolamento social. Também está sendo ofertado aluguel social, em casos específicos. No Centro Pop – outro serviço para essa população – estão sendo oferecidas três refeições diárias, kits para higienização pessoal e de materiais, espaço para guardar pertences dos usuários, atendimento psicossocial e encaminhamento para testagem.