Mês das Mulheres: escola da Serra realiza homenagem com músicas de Chico Buarque

No repertório, Com Açúcar, Com  Afeto; O Meu Guri; Teresinha; Trocando em Miúdos

Texto: Núbia Nascimento - Foto: Edson Reis-Secom/PMS

Seguindo a programação do Mês da Mulher, nesta sexta-feira (17), as comemorações aconteceram na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Antônio Vieira de Rezende, em Central Carapina, com direito a clássicos de um dos bambas da Música Popular Brasileira.

Pensando em potencializar a reflexão a respeito da luta por direitos das mulheres, foi realizado o I Seminário Literário e Cultural, com a temática "Análise Textual e Discursiva - A Representação Feminina nas Canções de Chico Buarque".

A partir da leitura de letras de música como, “Com Açúcar, Com Afeto”; “O Meu Guri”; “Teresinha”; “Trocando em Miúdos”, do cantor e compositor carioca, os estudantes escreveram uma análise textual e discursiva de cada canção.
Durante as aulas, foram realizados diálogos, para contextualizar a obra poética numa perspectiva de compreender os desafios históricos e as diferentes formas de silenciamento enfrentados pelas mulheres.

O professor de Língua Portuguesa, Fábio Mota, idealizador do projeto com os alunos dos 9° anos, falou sobre a ideia, que reuniu literatura, teatro, dança e música.

“O corpo discente pode experimentar a literatura pulsante, ou seja, em contínuo movimento. É uma práxis docente de Língua Portuguesa que atravessa a literatura e a arte, estimulando a produção de sentido dos estudantes, e, principalmente, construindo protagonismo, emancipação e autonomia na apropriação do conhecimento.  A literatura e a arte podem ressignificar cada vez mais a verdadeira escola pública de qualidade em nosso município. Além de uma bela homenagem às mulheres", explicou.