Missa de Nossa Senhora da Penha por enfermos no Hospital Jayme dos Santos Neves

Prefeito da Serra, Sergio Vidigal, pediu reflexão sobre o alto número de mortes por Covid-19 no Espírito Santo

Missa de Nossa Senhora da Penha por enfermos no Hospital Jayme dos Santos Neves

Texto: Leonardo Quarto - Foto: Karol Siqueira/Secom-PMS

Neste sábado (10), dentro da programação da Festa da Penha 2021, a imagem de Nossa Senhora da Penha deixou o Convento e visitou o hospital Doutor Jayme Santos Neves, na Serra, em uma celebração religiosa presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Vitória, Dom Dario Campos.

Presente ao encontro, o prefeito da Serra, Sergio Vidigal, pediu reflexão sobre o alto número de mortes por Covid-19 no Espírito Santo.

“Participei da missa da Festa da Penha, na Serra, em homenagem a todos os profissionais de saúde que deixam suas famílias diariamente para combater o coronavírus. Nesse momento de fé, que nós possamos refletir sobre o número de vidas perdidas e todas as famílias que estão vivendo o luto. É preciso união e contribuição de todos nós para que todo o esforço destes profissionais possa realmente valer a pena”, declarou.

O secretário de Turismo da Serra, Thiago Carreiro, falou que o significado da missa no Jayme dos Santos Neves é grande. Foi a primeira vez que a prefeitura da Serra participou da Festa da Penha de forma institucional.

"Pela importância e tamanho do evento e do carinho e devoção da população serrana com Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo, a visita de hoje em nossa cidade tem um significado muito especial por tudo o que estamos vivendo".

Para os próximos anos, o secretário espera incluir a Serra no roteiro oficial da Festa da Penha. "A Serra é uma das cidades com maior número de romeiros que todos os anos participam da Festa da Penha. Algumas comunidades católicas chegam a ir a pé de Laranjeiras, José de Anchieta, entre outros, até a Arquidiocese de Vitória e depois até a Prainha em Vila Velha. Que em 2022 o evento seja uma celebração das vitórias da ciência, da vida e da humanidade", disse Carreiro.

O governador do Estado, Renato Casagrande, também participou do encontro.

“É sem dúvida um momento que exige muita fé, espiritualidade e resiliência, pois é uma jornada que está se tornando longa. Muito bom receber hoje as bênçãos dentro da Festa da Penha, em que Nossa Senhora sai do alto do monte para vir abençoar os hospitalizados e profissionais do Jayme Santos Neves”, disse o governador na atividade, realizada no estacionamento do hospital.

O objetivo da missa foi levar a mensagem de que os olhos misericordiosos da Padroeira do Espírito Santo olham pelos doentes e profissionais da saúde, especialmente atingidos pela pandemia do Coronavírus.

“Nesse tempo cheio de desafios, aquele que cantou o cuidado de Deus com os pobres e sofredores visita todos os doentes de modo que recebam a força e a graça necessárias para jamais perderem a fé. Que o olhar da Virgem da Penha, com o menino Jesus em seus braços, alcance também as grávidas, para que se sintam acompanhadas. E que todas as crianças e idosos adoentados pela Covid-19 recebam a visita da mãe, e todo consolo, apresentando seu filho Jesus Cristo”, disse Dom Dario.

*Com informações da Comunicação da Festa da Penha