Mobilização contra a dengue em 4 bairros da Serra nesta terça (20)

Alunos da Rede Aica vão participar da ação

Mobilização contra a dengue em 4 bairros da Serra nesta terça (20)

Texto: Amanda Amaral - Foto: Site PixaBay

Agentes Comunitários de Saúde, juntamente com alunos da Rede Aica, estarão nas ruas nesta terça-feira (20) para mobilizar a população contra o mosquito da dengue. A ação será realizada nos bairros Central Carapina, Novo Horizonte, Planalto Serrano A, José de Anchieta e Ourimar, das 8h30 às 10h e das 13h30 às 15h.

O objetivo é sensibilizar as pessoas para que contribuam com práticas de prevenção dentro das próprias casas, além de ser um momento para reflexão e aprendizagem das crianças e adolescentes do projeto.

Os moradores serão orientados sobre a importância de verificar nas residências e quintais possíveis criadouros do mosquito, como garrafas pet, pneus, calhas, bandejas externas de geladeira, etc. Isso porque 80% dos focos do Aedes aegypti estão nas residências.

Combate à dengue

A Serra é a cidade que mais possui armadilhas para o mosquito no Estado e faz o monitoramento de mais de 1.100 equipamentos semanalmente.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) intensificou suas ações em várias frentes, desde campanhas educativas para conscientização da população até medidas diretas contra o mosquito como: telagem de caixas d'água, bloqueio nos pontos críticos, colocação de larvicida, visita às residências e também a locais estratégicos (borracharias, ferros-velhos, floriculturas).

Foram realizados em 2019 mutirões em bairros com maior incidência, além de mobilizações com a população, com caminhadas, por exemplo.