Moradores sugerem 184 ações para prefeitura incluir no orçamento de 2020

A Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplae) está elaborando a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020 e recebeu 184 sugestões dos moradores

Moradores sugerem 184 ações para prefeitura incluir no orçamento de 2020

Texto: Samantha Dias - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Foi expressiva a participação popular no envio de sugestões de ações para a Prefeitura da Serra realizar no ano que vem. A Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplae) está elaborando a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020 e recebeu 184 propostas dos moradores.

Na LOA estarão as definições de onde e como a administração vai aplicar os recursos disponíveis para o ano que vem. Foram oferecidas duas possibilidades de participação popular: durante audiência presencial que aconteceu no dia 5 de setembro, em Colina de Laranjeiras, e também uma audiência online, cujo prazo para envio foi do dia 19 de agosto a 13 de setembro.

Cada morador podia mandar até duas sugestões para cada uma das 10 áreas, sendo elas Assistência Social e Habitação; Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda e Agricultura; Desenvolvimento Urbano Sustentável e Meio Ambiente; Direitos Humanos e Políticas Públicas para Mulheres; Educação; Gestão e Transparência; Infraestrutura e Serviços; Saúde; Segurança e Defesa Social; Turismo, Esporte, Cultura e Lazer.

Na audiência pública presencial, a população deu 45 sugestões, sendo que o eixo “Educação” recebeu a maioria das sugestões. Já pela internet, a prefeitura recebeu 139 ideias de ações e “Educação” também teve o maior número de participações. Confira abaixo a divisão da sugestões por eixo.

Os bairros com maior número de propostas na audiência online foram Valparaíso e Colina de Laranjeiras.

Algumas das propostas feita pelos moradores foram: regularização fundiária; implantação de hortas no meio urbano, em áreas de vulnerabilidade social; ampliação do número de feiras orgânicas para mais dias; música nas escolas; drenagem e pavimentação; construção de campo de futebol nos bairros; contratação de profissionais especializados em saúde mental; programa de castração de cães e gatos de rua; sistema para marcação de consultas online; equipar e inaugurar o Hospital Materno Infantil; articulação com demais secretarias para atender público alvo da educação especial, entre outras coisas.

A secretária de Planejamento Estratégico, Lauriete Caneva, frisou que é de extrema importância a participação de todos na proposição de políticas públicas para a cidade Ela disse também que, recebidas as propostas, a equipe da Seplae vai fazer análise técnica para inclusão na LOA 2020.