Município dá início a projeto de fomento ao artesanato

Projeto será lançado nesta quinta-feira (02), no auditório do IPS

Município dá início a projeto de fomento ao artesanato


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação/Sedep

O município de Serra foi selecionado para receber o Projeto de Laboratório Técnico: Artesanato Competitivo, iniciativa que está sendo desenvolvida pela Aderes (Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo) em parceria com o Ministério da Economia. O projeto será lançado nesta quinta-feira (02), durante uma oficina a ser realizada às 9 horas no auditório do IPS direcionada a artesãos do município. 

Criado na Colômbia, um dos maiores produtores de artesanato no mundo e que concebeu essa estratégia de formação dos seus artesãos, o projeto será implantado em três estados brasileiros: Amazonas, Ceará e Espírito Santo. Dos três, o Espírito Santo é o mais avançado na implementação, com investimentos da ordem de 2 milhões de reais.

A iniciativa se propõe a desenvolver ações que possibilitem a melhoria da qualidade da produção artesanal do estado, bem como a ampliação dos canais de comercialização do artesanato, como fatores condicionantes para a melhoria da renda dos artesãos capixabas.

A Serra foi a cidade escolhida para ser polo da região metropolitana do estado, devido ao seu relevante histórico na produção artesanal, com grandes variedades de produtos artesanais, diversos grupos organizados existentes no município, capacidade de articulação, de mobilização e apoio do poder público municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico (Sedep).