CGU: Serra adere ao Programa Time Brasil

CGU: Serra adere ao Programa Time Brasil

Texto: Bianca Oliveira - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

Nesta segunda-feira (14), a Controladoria-Geral do Município (CGM) aderiu ao Programa Time Brasil, que foi lançado em 2019 pela Controladoria-Geral da União (CGU).  O Programa tem como objetivo focar na cooperação e aprendizado mútuo entre os municípios e a CGU, para o desenvolvimento da gestão pública e no fortalecimento do combate à corrupção.

Para o prefeito Sergio Vidigal, a adesão ao programa traduz os objetivos almejados com a transparência e integridade elencados no programa de governo “Serra 4.0 – Um salto para o futuro”:

“Buscamos entregar aos munícipes uma gestão íntegra e transparente, focada na inclusão social com ferramentas modernas, capacitação de servidores, desburocratização e modernização dos processos de trabalho”, disse.

O Programa abrange três núcleos, a transparência, integridade e participação social. E também está alinhado com a agenda 2030 que tem como objetivo o Desenvolvimento Sustentável.

A adesão ao Programa irá impulsionar e somar a efetivação do programa de governo, em especial ao que se refere à implantação do governo eletrônico com transparência e modernidade, agilizando os processos de trabalho e capacitação continuada dos servidores públicos.

Também terá a implantação do modelo de controle baseado nas três linhas do Instituto de Auditores Internos, e de um sistema de Controle Interno Integrado.

A CGM, realizou uma autoavaliação e identificou prioridades, assim, definiram um plano de ação que irá contemplar 25 ações a serem implementadas em até dois anos.  Essas medidas vão garantir que o município eleve a transparência com enfrentamento à corrupção e a devida participação social.

O Controlador-Geral do Município, Victor Leite, pontou que a adesão ao programa é um passo importante para o município.

“À medida em que garante a permanência da prefeitura entre as mais transparentes do Brasil, o programa propicia melhoria significativa no combate à corrupção, sempre alinhado com o programa de governo estabelecido para os próximos quatro anos”, afirmou.

Inicialmente, será formado um grupo de trabalho com servidores da CGM que serão responsáveis pela implementação das medidas, sem prejuízo da participação das demais secretarias quando necessário.

O subsecretário de Transparência e Combate à Corrupção, Emiliano Ricas, que é responsável pela coordenação do grupo de trabalho, ressaltou que o programa irá nortear várias das ações a serem implementadas, estreitando o relacionamento com o controle externo e integrando o planejamento plurianual.

“Com mais essa medida, a Controladoria-Geral do Município, busca a melhoria e excelência de suas ações, sempre pautada pela conduta ética, transparente e íntegra", ponderou Emiliano.