Mutirão de cadastramento de cuidadoras (es) atrai centenas de pessoas na Serra

O mutirão acontece neste sábado (25) e outros já estão sendo programados.

Mutirão de cadastramento de cuidadoras (es) atrai centenas de pessoas na Serra


Texto: Djeisan Maria - Foto: Edson Reis-Secom/PMS

Neste sábado (25), o Pró–Cidadão, em Portal de Jacaraípe, recebeu centenas de pessoas, no primeiro mutirão de cadastramento de cuidadoras (es) de pessoas com deficiência. O benefício vai garantir atendimento prioritário, no município.

A cuidadora Jéssika Cabral, mãe de uma criança com autismo, foi a primeira a ser atendida no mutirão e elogiou muito a iniciativa. “O atendimento está sendo muito rápido e humanizado. Saí de uma cidade na Bahia, porque não conseguia os serviços que a minha filha precisa. Aqui na Serra me senti acolhida e isso é muito importante para quem, como eu, já tem de lidar com muitas outras questões por conta do autismo”, afirma Karla.

Para Juliana Nicácio, que tem um filho de 11 anos com deficiência e é uma das coordenadoras coletivo Mães Eficientes, esse cartão vai facilitar a vida de quem cuida de pessoas tão especiais. “Nossa vida é sempre corrida. Muitas vezes, resolvemos as coisas no intervalo que nossos filhos estão na escola e por isso é muito importante termos essa prioridade”, disse Juliana.

Nicácio ainda afirma que o cartão vai facilitar a questão da identificação das crianças. “Tem deficiências que não são visíveis e essas mães tinham de ficar carregando o laudo da criança. Agora, é só apresentar o cartão”

A secretária de Direitos Humanos, Lilian Mota, afirma que esse é um projeto muito especial da administração do prefeito Sérgio Vidigal para cuidar de quem cuida. “Essas mães também precisam de atenção. Elas necessitam de ter mais tempo para cuidar de si e de seus filhos”, pontua Lilian.

O cartão de identificação será emitido gratuitamente, e terá validade em todo o município, devendo ser renovado a cada cinco anos.

Próxima ação será no Serra +Cidadã

Estão previstos outros três eventos de cadastramento. O próximo será neste sábado (4), durante a edição do evento Serra + Cidadã, que será em Serramar, região de Nova Almeida. 

Os cuidadores também poderão procurar a Secretaria de Direitos Humanos, em Serra Sede, durante os dias de semana, para fazer o cadastramento, que poderá ser feito também no Procon e no Departamento de Assistência Judiciária, esses últimos localizados no PróCidadão, em Portal de Jacaraípe