Novembro Azul: Serra ganha iluminação especial para alertar sobre o câncer de próstata

Três pontos de destaque na cidade estão iluminados com a cor azul: Parque da Cidade, prédio administrativo da Prefeitura da Serra e antiga sede

Texto: Eduardo Candeias - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Novembro é o mês de dedicação especial à saúde dos homens. A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços (Sese), aderiu à campanha Novembro Azul. Três pontos de destaque na cidade estão iluminados com a cor azul, para chamar atenção sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Em Serra-Sede, estão iluminados de azul os prédios da sede administrativa e a antiga sede da Prefeitura. Em Laranjeiras, o Parque da Cidade também recebeu a luz da cor tema da prevenção.

Para o secretário de Serviços, Igor Elson B. de Almeida, os monumentos escolhidos representam a Serra pelas suas histórias e beleza, além de serem pontos de muita visibilidade e circulação de pessoas. "A ideia é tornar os homens mais conscientes e alertar para uma doença que pode colocar em risco suas vidas. A campanha terá o merecido destaque, com pontos iluminados”, destacou.

Campanha

O Novembro Azul faz um alerta e visa conscientizar a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais comum.

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides.