Novidade: Plataforma de estudo para alunos da Educação Especial tem tradução em Libras

A novidade trata-se do VLibras - um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto que traduz conteúdos digitais para Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação (Sedu) está com uma página no site da prefeitura (http://educacao.serra.es.gov.br) recheada de atividades para alunos da educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos. Para melhorar a experiência dos alunos público-alvo da educação especial também foram implementados recursos de acessibilidade na plataforma.

A novidade trata-se do VLibras - um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto que traduz conteúdos digitais para Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), tornando os conteúdos acessíveis para pessoas surdas.

Para utilizar a ferramenta, basta clicar no ícone (duas mãos em movimento) no canto superior direito da tela do celular ou computador e selecionar o texto que deseja traduzir e pronto, um avatar digital de um personagem em 3D entra em ação para desenvolver os sinais de Libras e facilitar a comunicação.

De acordo com a gerente da Educação Especial da Serra, Mara Rubia dos Reis Fonseca, a Secretaria de Educação em parceria com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação, busca sempre promover mais acessibilidade para a população.

“Reconhecemos que a acessibilidade é um direito subjetivo, preconizado em lei. Compreendemos que em um contexto de adversidade, como esse que estamos vivendo, precisamos garantir meios e recursos para que os conteúdos educacionais estejam mais acessíveis, atendendo as demandas dos nossos estudantes público-alvo da Educação Especial”.

Os navegantes com deficiência visual/baixa visão também podem usar o recurso de acessibilidade para aumentar o tamanho da fonte do texto, se precisarem.

É só clicar no símbolo de A+ na barra superior. Caso queira voltar ao tamanho de fonte original, é só clicar em A-. Se for necessário, você também pode usar o zoom nativo do seu navegador, pressionando as teclas “Ctrl +” para aumentar todo o site e “Ctrl -“ para diminuir. Para voltar ao padrão, pressione “Ctrl 0”. Pode ultilizar também o recurso de contraste, alterando a cor de fundo do texto.