Novo Horizonte terá Plantão CadÚnico neste sábado (20)

Ação será das 8h às 16h

Novo Horizonte terá Plantão CadÚnico neste sábado (20)

Texto: Elisa Rangel - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

Chegou a vez dos moradores de Novo Horizonte e região receberem o Plantão CadÚnico. A ação, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) da Serra, vai levar até o bairro uma equipe para atualizar o Cadastro Único e fazer novos cadastros dos munícipes. O Plantão CadÚnico será das 8h às 16 horas, na Unidade Regional de Saúde (URS).

Todos os sábados de agosto, um bairro da Serra tem recebido o Plantão Cadúnico e, nas ações realizadas nos dias 6 e 13, já foram atendidos mais de 500 munícipes, entre atualizações e cadastros novos.

Depois de Novo Horizonte, será a vez de moradores de Balneário de Carapebus e região contarem com o Plantão CadÚnico, no dia 27 de agosto.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Cláudia Silva, a iniciativa de agendar novos Plantões CadÚnico visa suprir a demanda por atualizações e novos cadastros nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), distribuídos em nove territórios do município.

“A prefeitura tem sempre essa atenção e cuidado de estar nos bairros, levando os serviços para dentro das comunidades. O Plantão CadÚnico ajuda e acelera a redução do número de pessoas com o cadastro desatualizado. É um compromisso da gestão municipal para garantir aos munícipes os benefícios que eles têm direito”, declarou Cláudia Silva.

Vale ressaltar que, de janeiro a junho deste ano, a Prefeitura da Serra já realizou mais de 25 mil atendimentos do CadÚnico, muitos deles através de ações desenvolvidas foram dos Cras.
Além dos Plantões, a Secretaria de Assistência Social promove o Programa Família Presente, que tem como objetivo fazer acompanhamento das famílias no cumprimento das condicionalidades do Programa Auxílio Brasil, entre elas a atualização do CadÚnico.

Desde a implantação do Programa Família Presente, em abril deste ano, foram atendidas cerca de 600 famílias com a atualização do Cadastro Único. As próximas edições serão no Cras de Jardim Tropical (26/08), URS de Jacaraípe (17/09), UBS de Nova Almeida (30/09), URS de Feu Rosa (14/10) e Cras de Planalto Serrano (21/10).

20/08 – Novo Horizonte, na Unidade Regional de Saúde (URS)
27/08 – Balneário de Carapebus

DOCUMENTAÇÃO:
Para atualização do CadÚnico, é necessário apresentar os seguintes documentos:
- Carteira de Trabalho de todos (18 a 65 anos);
- Carteira de trabalho de adolescente menor aprendiz ou estagiário;
- Contracheque atual ou do mês anterior de todas as rendas da família, inclusive estágio;
- Certidão de nascimento (original ou cópia autenticada), para os menores de 16 anos;
- Identidade, CPF, título de eleitor de todos os moradores do domicilio (original ou cópia autenticada);
- Declaração escolar original com validade de 30 dias (menores de 18 anos);
- Comprovante de residência, mês atual ou anterior (original);
- Declaração de residência, que deverá ser assinada pela mesma pessoa que consta no comprovante de residência, com CPF / RG ou pelo líder comunitário com carimbo da associação de moradores, ou a próprio punho feito responsável do cadastro com assinatura de duas testemunhas e CPF (validade 30 dias);
- Certidão de casamento (original ou cópia autenticada);
- Certidão de óbito (cópia simples);
- Extrato de INSS - Pensão /BPC - validade de 30 dias;
- Documento de guarda de menores que não estão residindo com os pais.