Carnaval da Prevenção: estudantes recebem orientações sobre Gravidez na Adolescência

O Carna Prev ? Carnaval da Prevenção ? será realizado nesta sexta-feira (21), às 9h30, na unidade de saúde de Boa Vista

Carnaval da Prevenção: estudantes recebem orientações sobre Gravidez na Adolescência


Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

O número de adolescentes grávidas entre 10 e 19 anos está caindo na Serra, e para garantir que essa redução continue a Prefeitura da Serra realiza, em alusão à Semana Nacional de Prevenção à Gravidez, um verdadeiro “bloco da folia” para orientar os jovens a evitarem uma gravidez indesejada.

O Carna Prev – Carnaval da Prevenção – será realizado nesta sexta-feira (21), às 9h30, na unidade de saúde de Boa Vista. O evento é uma parceria das secretarias de Saúde e Educação, por meio do Programa Adolescente Cidadão (PAC).

Teatro, dinâmicas, bate-papo e brincadeiras estão entre as atividades que serão realizadas para orientar os adolescentes sobre o tema. A expectativa é que cerca de 70 estudantes participem.

A palestra para os jovens será realizada pela médica ginecologista de crianças e adolescentes da unidade de saúde de Boa Vista, Sylvia Ribeiro do Val Bahiense. A especialista é responsável pelo ambulatório de Ginecologia Infanto Puberal da unidade e vai abordar temas como as transformações do corpo e o respeito às diferenças.

Em Feu Rosa também teve atividade. A equipe da unidade de saúde realizou uma roda de conversa com cerca de 100 alunos da escola Marinete De Souza Lira, nesta quinta-feira (20). 

Queda

Em 2019, segundo dados atualizados em janeiro deste ano, houve 898 gestações de mulheres entre 10 e 19 anos em um universo de 7.113 gestantes na Serra. As adolescentes representam 12,68% do total de grávidas no período. Esse percentual está abaixo da estimativa de 13,5% estipulada pelo Ministério da Saúde para avaliação de indicadores da área.

No ano anterior, foram 999 adolescentes grávidas em um total de 8.035 mulheres gestantes. Ou seja, em 2019 houve queda de 10% no número total de jovens grávidas no município.

Os percentuais de mães adolescentes entre o total de grávidas também vêm caindo desde 2016, quando chegaram a 15,19%. Por outro lado, o número de grávidas no geral está se mantendo estável desde então, com média de 7.800 gestantes por ano, lembrando que a Serra é o município mais populoso do Estado, com 517 mil habitantes.

As reduções estão ligadas às ações de educação no município. O Programa Adolescente Cidadão (PAC) atua em parceria com as escolas municipais de bairros de mais vulnerabilidade social, oferecendo conhecimento a estudantes entre 10 e 19 anos. O objetivo é auxiliar no processo de construção da identidade dos participantes e abordar temas como gravidez na adolescência. Em 2019, 2.319 estudantes foram atendidos.

A Serra está ampliando o acesso ao Programa de Saúde da Família (PSF), existente em 24 unidades de saúde, onde o tema é abordado junto aos adolescentes alertando para as consequências de uma gravidez não planejada. O município também oferece DIU e anticoncepcionais orais e injetáveis, além de distribuir preservativos nas unidades de saúde.