Oficinas fecham a primeira etapa para a construção do Plano Municipal de Saúde

Oficinas fecham a primeira etapa para a construção do Plano Municipal de Saúde

Texto: Angela Angius - Foto: Divulgação/Sesa-PMS

Durante o mês de abril, técnicos e gestores da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) e representante do Conselho Municipal de Saúde da Serra (CMSS) participaram das oficinas para a elaboração do Plano Municipal de Saúde.

Nessas oficinas, foram feitos o levantamento e a priorização dos problemas inerentes à área da saúde e fazem parte da primeira etapa de um ciclo de encontros que pretendem fortalecer a gestão em saúde e qualificar os processos de trabalho.

“Nessa etapa que concluímos neste final de mês, trabalhamos as ferramentas do planejamento estratégico situacional que serão discutidas posteriormente com as equipes para a realização de um diagnóstico que subsidiará a definição de prioridades em saúde”, explicou a secretária de Saúde, Sheila Cruz.

A próxima etapa acontecerá no mês de maio, quando serão trabalhadas a descrição das diretrizes, os objetivos e as metas. Já nos meses de junho e julho, o grupo proporá as metas e os indicadores e as redes regionais de atenção à saúde e em agosto será trabalhado o financiamento e o fechamento do Plano.

Todas as atividades são conduzidas por um grupo composto por profissionais de saúde, que está sendo capacitado em parceria com o Governo do Estado e que realiza as orientações da metodologia de trabalho.

O objetivo final é a melhoria da gestão e que, os processos de trabalhos, possam resultar em prestação de serviços de qualidade e resolutividade para o usuário da rede municipal de saúde da Serra.

“A partir do momento em que a saúde consegue se organizar dentro de um Plano proposto, haverá otimização dos recursos e, consequentemente, um reflexo na qualidade da assistência em saúde”, concluiu Sheila.