Sete anos de ações e projetos na Serra: material histórico será lançado

O Serra em Números 2019 Perfil Socioeconômico foi elaborado pela Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplae)

Sete anos de ações e projetos na Serra: material histórico será lançado


Texto: Samantha Dias - Foto: Divulgação

Em sete anos, a Prefeitura da Serra desenvolveu centenas de projetos, ações e obras que mudaram a qualidade de vida das pessoas e promoveram o desenvolvimento da cidade. Um material histórico que resgata dados, informações e investimentos, além de características do município e seu crescimento, será lançado como fonte de pesquisa e planejamento. 

O “Serra em Números 2019 Perfil Socioeconômico” foi elaborado pela Secretaria de Planejamento Estratégico (Seplae), que, com a contribuição de todas as secretarias municipais e participação técnica de profissionais do quadro das secretarias, fez um resgate dos principais resultados obtidos com as políticas públicas desenvolvidas e implantadas a partir de 2013, no primeiro ano de mandato do prefeito Audifax Barcelos.

Para o prefeito, com esse material a Serra destaca-se, mais uma vez, por suas iniciativas de transparência e informação à população. “O Serra em Números é de uma importância gigantesca para os moradores da cidade, para toda a sociedade, para pesquisadores e estudantes, para a nossa gestão e para as futuras”. 

Ainda de acordo com Audifax, “além de sua importância inquestionável, esse material também é motivo de orgulho, pois mostra, com todas as informações e detalhes, de forma organizada e sistemática, as entregas, os serviços e os atendimentos prestados à população serrana”. 

À frente da elaboração desse documento, a secretária de Planejamento, Lauriete Caneva, ressaltou que ele apresenta-se como um instrumento de apoio gerencial e de planejamento, além de trazer informações e características do município, como aspectos populacionais, naturais, socioeconômicos, e comprovar, através de números, o desenvolvimento da cidade no período de 2013 a 2019. 

Para a população, representa uma prestação de contas, pois sintetiza as ações desenvolvidas nos diversos campos das políticas sociais, além de mostrar os montantes financeiros investidos nas obras e serviços públicos.

R$900 milhões de investimentos

Desde 2013, quando o prefeito Audifax Barcelos assumiu a gestão, foram investidos quase R$900 milhões em obras estruturantes e equipamentos públicos. Alguns dos importantes investimentos foram, entre muitos outros:

- drenagem e pavimentação das vias urbanas, iluminação e limpeza pública, construção e reforma de equipamentos esportivos e de cultura;

- na área ambiental foram feitas a ampliação do Parque da Cidade e a dragagem e reurbanização do Rio Jacaraípe;

- realização de regularização fundiária e entrega de 1.191 unidades habitacionais;

- para a educação foram construídos e equipados 14 Cmeis e 3 Emefs

- na saúde foram entregues 6 equipamentos, com destaque para a construção da UPA de Castelândia e do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil

- na assistência foram criados 3 novos CRAs e um equipamento conjunto, o CRAS-CAI

Lançamento 

Depois de meses de resgate e coleta, sistematização, análise de dados e informações, e elaboração de material, o “Serra em Números 2019 Perfil Socioeconômico” será lançado nesta terça-feira (19). O material ficará disponível para acesso e consulta de toda a sociedade no site da Prefeitura da Serra. 

Nele, estão disponíveis informações das áreas de saúde, educação, assistência, meio ambiente, segurança pública, direitos humanos, habitação, cultura e esporte, infraestrutura urbana, gestão e investimentos públicos na cidade.

Para o lançamento, a Prefeitura da Serra preparou vídeos especiais que vão apresentar a publicação à toda sociedade. Depoimentos de gestores, pesquisadores, professores, empresários e pessoas públicas demonstram suas opiniões sobre a importância da publicação como fonte de pesquisa e planejamento. 

O vídeo será divulgado nas redes sociais da Prefeitura da Serra. 

Você pode acessar o Serra em Números 2019 Perfil Socioeconômico clicando aqui