Parque da Cidade completa 12 anos nesta quinta-feira (10)

O local, que é o maior parque urbano do Estado, oferece contato direto com a natureza bem no coração da cidade. E, inclusive, é a "casa" de diversas espécies de animais, plantas e até de nascentes de água do córrego Laranjeiras

Parque da Cidade completa 12 anos nesta quinta-feira (10)


Texto: Gabriela Conti - Foto: Sagrilo

Há 12 anos, no dia 10 de dezembro, estava sendo inaugurado um dos cantinhos preferidos dos serranos e até de quem mora em outras cidades próximas: o Parque da Cidade. 

O local, que é o maior parque urbano do Estado, oferece contato direto com a natureza bem no coração da cidade da Serra. E, inclusive, é a “casa” de diversas espécies de animais, plantas e até de nascentes de água do córrego Laranjeiras. 

As nascentes fazem "brotar" cursos d'água em uma área que foi recentemente reflorestada, durante as obras de expansão do Parque. As descobertas foram feitas este ano pelo biólogo, professor e coordenador do Parque, Nagibi Neto.

Nagibi explicou que as árvores funcionam como esponjas, que atraem e armazenam as águas das chuvas, mantendo essa água na superfície próxima ao lençol freático. Quando não está chovendo, as árvores liberam essa água na atmosfera em forma de vapor, pelas folhas, e também no solo, por suas raízes. E essa água forma as nascentes.  

"No passado, esse córrego nascia no Parque da Cidade e corria até Manguinhos. Com o tempo, as pessoas passaram a descartar lixo na região e a nascente sumiu. As obras de expansão do Parque, a retirada de lixo da área e o plantio de fragmentos da mata que inserimos na bacia do córrego, tudo isso contribuiu para que a nascente ressurgisse", explicou Nagibi.

Ponto de lazer e esporte

Localizado em Laranjeiras, o Parque da Cidade tem opções de lazer e esporte para todas as idades e gostos. O local possui pista de corrida e caminhada, pista de skate, quadras poliesportivas e muito espaço verde. Também conta com academia adulto e infantil e playground com brinquedos adaptados para pessoas com deficiência. 

Há, ainda, um espaço especial para os nossos aumiguinhos, o Cãotinho Pet. Lá, os doguinhos podem se divertir a valer com brinquedos, túneis e obstáculos.

É importante ressaltar que, no momento, as quadras poliesportivas estão fechadas para reforma. A quadra de tênis será liberada ao público na próxima semana. 

Medidas de segurança durante a pandemia

Para garantir a saúde de todos os frequentadores e funcionários, o Parque da Cidade vem adotando protocolos de saúde recomendados pelas autoridades para conter a disseminação do novo coronavírus.

Sendo assim, só pode entrar e permanecer no parque quem estiver utilizando máscaras descartáveis ou de pano. Foram instalados avisos sobre a necessidade de utilização de máscaras o tempo todo. No local, também foram colocados totens de álcool em gel; e os banheiros foram abastecidos com sabão para a lavagem das mãos.

Durante as atividades, é necessário evitar aglomerações e utilizar a etiqueta respiratória. 

Todos os espaços do parque estão abertos ao público, com exceção do Espaço Botânico, onde ocorrem aulas de educação ambiental para a comunidade. O espaço está fechado para não promover aglomeração.

Confira 15 atividades para fazer no Parque da Cidade

1 - Corrida

2 - Caminhada

3 - Andar de patins

4 - Andar de bicicleta

5 - Andar de skate

6 - Jogar futebol

7 - Jogar basquete

8 - Jogar tênis

9 - Levar as crianças para brincar no playground

10 - Aproveitar os brinquedos adaptados para pessoas com deficiência 

11 - Tirar foto no letreiro Eu Amo a Serra

12 - Praticar calistenia

13 - Visitar a árvore de Natal e a iluminação cênica à noite

14 - Levar os pequenos para se exercitar na academia infantil

15 - Levar o doguinho no Cãotinho Pet