Pequenas empresas e MEIs ganham mais tempo para fazer declaração à Receita

Declarações agora podem ser preenchidas até 30 de junho. Para pessoas físicas, prazo de declaração do Imposto de Renda também foi estendido até o dia 30 de junho

Pequenas empresas e MEIs ganham mais tempo para fazer declaração à Receita


Texto: Jéssica Romanha - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

As pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEIs) terão mais tempo para enviarem suas declarações de rendimentos para a Receita Federal. O período para acertar as contas com o Leão vai até o dia 30 de junho. As declarações são referentes aos rendimentos obtidos em 2019.

A medida foi tomada pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), por meio da Resolução CGSN nº 153. O texto afirma que a nova data é em função dos impactos da pandemia do Covid-19.

Inicialmente, os prazos para a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS), uma espécie de prestação de contas das empresas que optam pelo Simples Nacional, e para a Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-Simei) eram 31 de março e 31 de maio, respectivamente.

Segundo o diretor do Centro Integrado de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Ciampe), Arlenn Muzzi, o Centro continuará dando suporte aos empreendedores que tiverem dúvidas sobre o assunto. “Quem tiver alguma dúvida sobre como fazer a declaração estamos à disposição para auxiliar. Os interessados podem entrar em contato por email ciampe.sedec@serra.es.gov.br”.

O diretor lembrou que a obrigação de declarar é válida até para as empresas que tenham sido encerradas ao longo do ano passado.

Saiba mais:

Para pessoas físicas: o prazo também foi estendido até o dia 30 de junho.

Pequenas empresas e MEI: O período para acertar as contas com o Leão vai até o dia 30 de junho.

Para se tornar um MEI: é preciso se cadastrar no portal www.portaldoempreendedor.gov.br.

Prestadores de Serviço: Para tirar nota fiscal eletrônica basta enviar um email para ciampe.sedec@serra.es.gov.br, com nome e CNPJ.

Para ter acesso a crédito: Serviço Nosso Crédito: serranossocredito@gmail.com

Dúvidas do Ciampe: (27) 99774-6076