Pessoas com limitações físicas temporárias também têm direito ao cartão de estacionamento especial

Condições como membros imobilizados devido a fraturas ou dificuldade de locomoção devido a pós-operatório ou enfermidades permitem que o cidadão solicite o cartão

Pessoas com limitações físicas temporárias também têm direito ao cartão de estacionamento especial


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Pvproductions/Freepik

Pouca gente sabe que limitações físicas temporárias também dão direito ao cartão de estacionamento especial. Condições como membros imobilizados devido a fraturas ou dificuldade de locomoção devido a pós-operatório ou enfermidades permitem que o cidadão solicite o cartão ao Departamento de Operações de Trânsito (DOT). 

Para isso, é preciso comparecer ao Protocolo Geral da Serra, localizado na sede administrativa da Prefeitura, em Serra-Sede, e apresentar o documento de identificação (carteira de identidade, trabalho ou de habilitação), comprovante de residência e laudo médico, no qual deve constar que a pessoa está com a mobilidade reduzida. 

Depois de dar entrada com os documentos, basta comparecer ao Departamento de Operações de Trânsito, situado no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe, para pegar o cartão, que fica pronto no prazo de 10 dias, aproximadamente. 

Este documento tem data de validade limitada a no máximo cinco anos, sendo necessária a renovação após este período, com apresentação de um novo laudo médico. 

Um detalhe importante é a possibilidade de  requerer o cartão mesmo sem possuir veículo, pois o documento é vinculado ao usuário apenas.  Dessa forma, pode ser utilizado em qualquer veículo, desde que esteja transportando o titular do cartão.