Pavimentação moderna em Pitanga vai economizar até luz

O material de coloração clara e acabamento fino permite refletir cerca de 30% a mais de luz do que outros tipos de pavimentos

Pavimentação moderna em Pitanga vai economizar até luz


Texto: Djeisan Maria - Foto: Seap/Divulgação

O bairro de Pitanga receberá, a partir dos próximos dias, um moderno sistema de calçamento feito com blocos intertravados do tipo holandês. Serão três quilômentos de vias pavimentadas.

A obra, que se inicia nesta semana, deve ser finalizada em até 60 dias e tem um investimento de quase R$ 600 mil, considerando somente os gastos com os blocos e meio-fio. Serão utilizados mais de 11 mil metros quadrados de blocos. 

Conforme pontua o secretário de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca da Serra, Jean Cassiano, a nova estrutura vai facilitar a locomoção não só dos moradores da região, mas também de turistas, quando tudo for normalizado. " Pitanga é um dos circuitos de agroturismo da Serra que recebe muitos visitantes, principalmente aos finais de semana", afirma Jean.

Especialistas afirmam que o pavimento intertravado é um moderno substituto dos paralelepípedos. Esse material tem sido cada vez mais escolhido e utilizado por conta de uma série de vantagens.
Um dos benefícios apontados é a excelente aderência e durabilidade. O material é resistente a grandes tráfegos e movimentos e pode durar cerca de 20 anos.

Outra vantagem é o fato de o piso apresentar fissuras entre as peças, o que permite que a água escoe e seja absorvida pela terra com mais facilidade. Dessa maneira, garante-se uma drenagem mais efetiva, evitando enchentes e alagamentos.

O material de coloração clara e acabamento fino permite refletir cerca de 30% a mais de luz do que outros tipos de pavimentos. Dessa maneira, é possível economizar até 60% da iluminação pública. Como ele reflete mais luz do que absorve, é uma boa alternativa também para reduzir a temperatura do ambiente.