Plantão dermatológico agora também terá avaliação cardiológica e exame preventivo

A segunda edição do Sobre Pele Mutirão Dermatológico vai acontecer no sábado (25), das 7 às 12 horas, no Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), em Carapina

Plantão dermatológico agora também terá avaliação cardiológica e exame preventivo


Texto: Deborah Hemerly - Foto: Divulgação/Sesa-PMS

Quando pedimos bis é porque queremos mais de alguma coisa. Não é? Coisa boa. É óbvio. E é justamente isso que vai acontecer, no sábado (25), das 7 às 12 horas, no Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), localizado em Carapina.

Será a segunda edição do “Sobre Pele – Mutirão Dermatológico”, uma parceria da Saúde da Serra com a Emescam. Em 10 consultórios, 20 residentes de dermatologia da faculdade de Medicina, acompanhados por quatro professores, atenderão 60 pacientes. Serão dois acadêmicos por sala, avaliando os usuários da rede de saúde municipal. Lembrando que a ação será feita todo último sábado de cada mês. Na primeira edição, que aconteceu em 28 de agosto, foram atendidas 50 pessoas.

Ah! E quando o bis traz mais novidades? Ufa! Aí fica massa demais. O plantão de especialidades vai além da dermatologia: também serão realizados 50 riscos cirúrgicos cardiológicos, por um cardiologista, e 90 preventivos, pela equipe de enfermagem.

A ação não é voltada para uma demanda porta aberta. Ou seja: os pacientes que serão atendidos já chegarão ao local com a consulta agendada, via setor de Regulação de Vagas, da Saúde da Serra. Você deve estar curioso para saber como chegar até lá, não?

É assim: as equipes médicas das Unidades de Saúde fazem o primeiro atendimento e, se for o caso de uma indicação para o especialista e, agora, com exames e risco cirúrgico, as Unidades de Saúde vão indicar, via Sisreg Sistema Nacional de Regulação (SisReg).

Dermatologia

No caso da dermatologia, se for identificado um caso para procedimento cirúrgico, a pessoa já sairá do Ames com a cirurgia marcada. Se for o caso de pequenas intervenções, serão realizadas ao longo da semana, no Ambulatório de Especialidades mesmo. Agora, se se o caso for mais complexo, o paciente será referenciado para tratamento na Emescam.

Opa! Ficou fora dessa? Não se preocupe, o próximo “Sobre Pele – Mutirão Dermatológico” vai acontecer em 30 de outubro. Vá até a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa e converse com seu médico.