Plataforma de licenciamento online da Serra aprovada por empresariado

Plataforma de licenciamento online da Serra aprovada por empresariado

Texto: Leonardo Quarto - Foto: Reprodução/Youtube

A plataforma de licenciamento online da Serra, que permite a emissão dos documentos em até 72 horas, foi apresentada ao empresariado do Espírito Santo em live realizada na última quarta (24), pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Espírito Santo (Sinduscon-ES).

Secretário de Desenvolvimento Urbano e de Meio Ambiente da Serra, Claudio Denicoli representou o município e detalhou o funcionamento dos novos Sistemas On-line de Licenciamento e Aprovação de Projetos no Município de Serra. Quase 100 pessoas participaram do encontro que foi realizado pelo aplicativo Zoom.

Paulo Baraona, presidente do Sinduscon-ES, descreveu o novo sistema como “avanço extraordinário para a construção civil. É uma mudança grande que esperávamos já há bastante tempo uma vez que o nosso principal problema sempre foi a demora na liberação desses projetos”. Vice-presidente do sindicato, Aristóteles Passos Neto destacou que o sistema da Serra é muito importante e deve ser replicado para outras prefeituras.

Para Claudio Denicoli, as novas plataformas digitais só são possíveis graças à junção das secretarias. “A interlocução fica facilitada. Já tiramos as paredes da secretaria. Todos se veem e conversam o tempo todo. O projeto é resultado de uma equipe muito bacana que evolui o tempo todo”, disse.

Como funciona

As pastas contam com importantes trâmites já digitalizados. Destaque para Aprovação de Projetos, a Regularização de Edificações, solicitação de Certidão de Endereço Oficial e de Consulta ao Plano Diretor Municipal, o que permite que a abertura e toda movimentação seja feita diretamente pelo site da prefeitura.

Os funcionários da PMS podem, mesmo durante o trabalho remoto, realizar análises, encaminhar relatórios e receber o retorno dos requerentes, que conseguirão pelo Portal de Processos Eletrônicos da Prefeitura encaminhar documentos, receber os tributos municipais para pagamento, requerer renovações e retirar alvarás, documentos e projetos aprovados.

Reveja

A transmissão pode ser vista novamente por qualquer pessoa pelo canal do Sinduscon-ES no Youtube.