Praia Limpa: blitz ecológica em Bicanga neste sábado (8)

Ação será neste sábado (8), das 9 às 11 horas. Haverá distribuição de sacola oxibiodegradável

Praia Limpa: blitz ecológica em Bicanga neste sábado (8)

Texto: Eduardo Candeias - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

As ações do projeto Praia Limpa, que incentivam a conscientização ambiental, continuam a todo o vapor. Mais uma blitz ecológica será realizada neste fim de semana. Desta vez, o balneário de Bicanga recebe a ação, neste sábado (8), das 9 às 11 horas.

O objetivo é sensibilizar e incentivar moradores, turistas e comerciantes para que adotem atitudes voltadas à temática praia limpa e possam curtir ainda mais os balneários do município.

Para Áurea Almeida, secretária de Meio Ambiente (Semma) da Serra, o projeto é muito importante para a conscientização dos frequentadores das praias. “Só com o auxílio de todos conseguiremos evitar a contaminação de nossas praias. É importante recolher o próprio lixo e não jogar sacolas de plástico no mar, porque as tartarugas e outras espécies marinhas podem confundir com alimento, ter o seu desenvolvimento prejudicado e morrer”, disse.

“Em nossas abordagens, nós também falamos sobre a necessidade da preservação da restinga, para evitar erosão na praia e por abrigar diferentes espécies. Nós damos dicas de preservação”, destacou Áurea Almeida.

Distribuição de sacola oxibiodegradável

O projeto Praia Limpa também vai distribuir aos banhistas e frequentadores da praia brindes educativos e sacolas feitas de plástico oxibiodegradável. O material é menos agressivo à natureza.

Segundo a secretária Áurea Almeida, enquanto o tempo de decomposição de uma sacola regular é de mais de 100 anos, as oxibiodegradáveis duram apenas 180 dias. “Esse material é o mais indicado e o menos prejudicial ao meio ambiente e à natureza. Já o plástico normal, que demora cerca de 100 anos para sumir do meio ambiente, traz um impacto muito negativo”, destacou Áurea Almeida.