Praia Limpa de Verão: mobilização recolhe 319 quilos de resíduos em Costa Bela

A ação aconteceu no sábado (4), na região de Nova Almeida.

Praia Limpa de Verão: mobilização recolhe 319 quilos de resíduos em Costa Bela

Texto: Grazieli Esposti - Foto: Edson Reis-Secom/PMS

Na última ação da campanha Praia Limpa de Verão, realizada neste sábado (4), foram recolhidos 319 quilos de resíduos em aproximadamente seis quilômetros de praia, em Costa Bela, Nova Almeida. Os resíduos recolhidos foram utilizados para fazer uma intervenção artística, no local.

Cerca de 200pessoas participaram dessa ação, entre comunidade, banhistas e os parceiros da Prefeitura da Serra, como o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM), Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (IBRAFF), Amigos da Jubarte, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Tamar, UFES e Beach Clean.

Objetivo

Apesar da ação de recolhimento dos resíduos, o objetivo principal do Praia Limpa é conscientizar os frequentadores sobre a importância de manter o ambiente limpo, separando e descartando os próprios resíduos nos locais adequados.

"A participação comunitária é fundamental para a educação ambiental. Em ações como esta, temos a oportunidade de ter uma noção da quantidade de resíduos nas praias e que, eventualmente, vão para no mar. Com os parceiros presentes, neste final de semana, pudemos conhecer animais que sofrem diretamente com esses resíduos, quando descartados de forma errada. Também tivemos palestras riquíssimas de profissionais de instituições que trabalham em prol da defesa da vida marinha", explica a diretora Isis Menezes.

Importância do Praia Limpa

“A Campanha Praia Limpa é essencial para a preservação da região, contribuindo para a qualidade de vida da população e para a preservação da fauna e da flora locais. Através dela, conseguimos cuidar dos 23 quilômetros de litoral da Serra”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Denícoli.

Confira os números das ações da campanha, realizadas em fevereiro:

Nova Almeida (18/02)

A ação retirou da praia mais de 48 kg de resíduos durante a ação, realizada no carnaval.

28,135 kg de plástico;
0,395 kg de papel/papelão;
3,595 kg de vidro;
3,125 kg de tecido;
2,515 kg de calçados e borracha;
3,795 kg de material orgânico;
0,195 kg de latinhas;
0,335 kg de tampinhas;
0,205 kg de guimbas e
6,330 kg de materiais não recicláveis.

Bicanga (11/02)

A ação retirou da praia 8,11 kg de resíduos, a menor quantidade de todas as ações até o momento. Segundo a diretora Isis Menezes "essa foi a praia com menor participação da comunidade, refletindo diretamente na quantidade de resíduos retirados", explica.

3,225 kg de plástico;
0,055 kg de papel/papelão;
0,075 kg de palitos de picolé;
0,985 kg de vidro;
0,895 kg de metal;
0,125 kg de guimbas e pinos;
0,085 kg de tampinhas de plástico
2,665 kg de resíduos comuns.

Nova Almeida (04/02)

A ação de Nova Almeida contou com a participação da comunidade, voluntários da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), além dos servidores da prefeitura. Quase 63 kg de resíduos retirados da praia.

“Encontramos excesso de plástico e resíduo comum nesta praia e isso pode estar relacionado pela proximidade com a foz do rio Reis Magos, onde muitos materiais podem ser carregados ao longo do rio até chegar nas areias da praia”, explica a Diretora do Departamento de Educação Ambiental da Semma, Isis Menezes.

13,375 kg de plástico;
0,695 kg de papel/papelão;
8,735 kg tecido;
0,405 kg de metal;
0,385 kg de tampinhas;
0,095 kg de guimbas;
8,215 kg de vidro;
1,275 kg de pneu;
16,53 kg de resíduo comum;
13,08 kg de resíduo orgânico.