Prefeitura da Serra alerta empreendedores sobre tentativas de golpes

Golpistas têm entrado em contato com empreendedores exigindo a cobrança de taxas inexistentes.

Prefeitura da Serra alerta empreendedores sobre tentativas de golpes

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Freepik

A Prefeitura da Serra, por meio do Centro Integrado de Atendimento ao Micro e Pequeno Empreendedor (CIAMPE), alerta a respeito de golpes direcionados a Microempreendedores Individuais (MEIs) na região.

Segundo relato de uma pessoa que acionou o CIAMPE, golpistas têm ligado para empreendedores informando a necessidade do pagamento de uma taxa à prefeitura por meio da conta de energia.

A taxa seria para incluir o CNPJ do empreendimento no portal da Prefeitura da Serra, que, no entanto, não cobra nenhuma taxa deste tipo e nem exibe os CNPJs na internet.

Conforme a direção do CIAMPE, o autor da tentativa de golpe insiste na cobrança e afirma que a falta do pagamento da taxa pode gerar problemas para o empreendimento. É importante ressaltar que a Prefeitura a Serra não faz esse tipo de contato.

"As tentativas de golpe para aqueles que fazem a abertura do CNPJ têm aumentado consideravelmente, seja por telefone, e-mail e outras formas. Os golpistas tentam induzir o empreendedor a acreditar que é obrigatório o pagamento de outras taxas, além do boleto mensal, no caso do MEI, o que não procede. Há, ainda, sites falsos com forma e aparência similar ao do Governo Federal que oferecem auxílio para abertura do CNPJ mediante a cobrança de uma taxa. Porém, após o pagamento, o CNPJ do MEI não é registrado", explica a diretora do CIAMPE, Rosilane Gripa.

O que fazer em caso de dúvidas?

Caso os empreendedores tenham dúvidas sobre esse tipo de cobrança, podem contatar o CIAMPE pelo telefone (27) 3252-2981.

A Prefeitura da Serra reforça que não exibe os CNPJs de empreendedores no portal e orienta a população a ficar atenta inclusive a tentativas de golpes por meio de outras formas de comunicação, como SMS, Whatsapp, e-mail, redes sociais e até em plataformas de eventos.