Prefeitura da Serra anuncia criação de polo de tecnologia

Serão concedidos até 100% de desconto no IPTU, redução de alíquota do ISS e até 50% de isenção do ITBI para empreendedores que se instalarem no polo

Prefeitura da Serra anuncia criação de polo de tecnologia

Texto: Jéssica Romanha

A fim de diversificar e fortalecer a economia local, gerando emprego e renda para a população, o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, vai assinar nesta quarta-feira, dia 9, às 8 horas, decreto que cria o Polo de Inovação Tecnológica da Serra, o Polo InovaSerra, e concede incentivos fiscais para as empresas do setor que se instalarem no local. A expectativa é de que até o fim de 2020 dez novas empresas da área de inovação estejam instaladas na área.

“A cidade necessita de um espaço dinâmico, que reúna produção acadêmica e empresas de base tecnológica e inovadoras no mesmo ambiente, desenvolvendo tecnologia tanto para exportação quanto para o que a cidade precisa. Acredito que o novo polo pode aquecer o mercado, barateando custos para as empresas locais, gerando emprego e renda para a população e aumentando a qualidade de vida das pessoas”, disse o prefeito.

Audifax também comentou que os incentivos vão colaborar para acelerar o processo de concentração e atração de empresas. “Vamos posicionar a Serra como importante polo de inovação e negócios tecnológicos, por meio de diversas ações de incentivo a iniciativas inovadoras”.

Serão concedidos até 100% de desconto no Imposto sobre Propriedade Territorial e Predial Urbana (IPTU), redução de alíquota do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e até 50% de isenção do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Programa Inova Serra

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico da Serra (Sedec), José Eduardo Azevedo, a criação do polo de inovação é fruto do Programa Inova Serra, uma iniciativa conjunta da Prefeitura da Serra, da Associação dos Empresários da Serra (Ases), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) Serra e de parceiros públicos e privados, que são co-fundadores do polo.

O secretário explica que um conjunto de atividades voltadas para o fomento da cultura de inovação, incentivo ao desenvolvimento de tecnologia e inovações por meio de eventos, oficinas e apoio às empresas já começou a ser implementado na cidade.

“O prefeito Audifax está dando o primeiro e grande passo, com a criação do polo. Assim, estimulamos o desenvolvimento, a competitividade e o aumento da produtividade, por meio da inovação de empresas de base tecnológica”, disse José Eduardo.

Azevedo afirmou que a área escolhida para implantação do polo é estratégica. “Escolhemos uma área com disponibilidade efetiva para implantação de empreendimentos, que vai do Ifes ao Polo Cercado da Pedra, agregando bairros como Morada de Laranjeiras e Civit II”.

O secretário também destacou que a área contempla três hospitais e faculdades com cursos na área de exatas e biomédicas, um instituto de ciência e tecnologia e disponibilidade de área para instalação e atração de empresas e instituições inovadoras e startups.

"Acreditamos que vamos atrair, principalmente, empresas e startups de pequeno e médio porte, com faturamento em torno de R$ 4 milhões ao ano. O polo deve receber empresas com perfis ousados, versáteis, que investem no diferente e tecnológico e requerem mão de obra qualificada e capacitada".

Saiba mais: Assinatura do decreto
Local: Steffen Centro de Eventos (ES 010 - Jardim Limoeiro)
Data: quarta-feira, dia 9

O que é o Polo InovaSerra?
É o ambiente físico que integra empresas de base tecnológica, spin-off (startup derivada de uma média ou grande empresa) e empresas inovadoras, empreendimentos públicos e privados de Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação (ICTs), como o Senai Serra, Instituição de Ensino, Pesquisa e Extensão, associação de empresários, incubadoras, aceleradoras e demais ambientes de inovação que promovam a cultura da inovação, a pesquisa e a inovação tecnológica.

Objetivos do Polo InovaSerra:
- Estimular o desenvolvimento, a competitividade e o aumento da produtividade, por meio da inovação de empresas de base tecnológica, gerando maior valor agregado aos produtos e serviços e aumentando o nível e a qualidade de emprego, trabalho, renda, receitas e impostos;

- Incentivar a interação e sinergias entre empresas, instituições de pesquisa, academia e instituições prestadoras de serviço ou de suporte às atividades intensivas em conhecimento e inovação tecnológica;

- Promover a atração de investimentos em atividades de base tecnológica ou intensivas em conhecimento;

- Promover o acesso a ciência, tecnologia e inovação para a melhoria da qualidade de vida da população;

- Estimular a integração e a transferência de conhecimento por meio de atividades de extensão, pesquisa científica e tecnológica, e de educação empreendedora para a inovação.

Benefícios:
As empresas, empreendimentos ou organizações, cujos projetos estejam em conformidade com as exigências da Lei nº 4.214/2014, poderão usufruir dos benefícios ofertados pela Prefeitura da Serra, como até 100% de desconto no Imposto sobre Propriedade Territorial e Predial Urbana (IPTU); redução de alíquota do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS); entre outros.