Prefeitura da Serra anuncia gratificação de até R$ 1.750 para médicos

A medida é uma forma de valorizar e incentivar os profissionais, com jornada de 20 horas semanais

Prefeitura da Serra anuncia gratificação de até R$ 1.750 para médicos

- Foto: Jansen Lube/Secom-PMS

A Prefeitura da Serra, através da Secretaria Municipal de Saúde, anuncia o pagamento de gratificação para os médicos que atuam, principalmente, nas unidades de saúde.

De acordo com o secretário de Saúde, Alexandre Viana, a medida é uma forma de valorizar e incentivar os profissionais, com jornada de 20 horas semanais, que atuam nas unidades básicas da cidade, bem como os médicos que também realizam atendimentos no CAPS Infantil, CAPS Mestre Álvaro, CAPS AD Laranjeiras, Centro de Testagem e Acompanhamento, Centro de Referência Ambulatorial e nas unidades regionais.

“A gratificação será concedida de acordo com critérios e percentuais de distribuição que vão considerar assiduidade, pontualidade, produtividade e local de atuação. Os que obtiverem 100% terão a gratificação de R$ 1.750, podendo ser a maior remuneração da Grande Vitória”.

Segundo Viana, o incentivo mensal será concedido aos profissionais médicos estatutários, celetistas e os contratados em caráter temporário, que cumprem jornada de 20 horas semanais, e desenvolvam suas atividades no atendimento direto à população.
“É uma forma de valorizar o trabalho do médico, através da meritocracia, e também incentivar e melhorar o atendimento para a população”, frisou Viana.

Para o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, a medida é fruto de planejamento e organização. “Com muito trabalho e organização, estamos realizando investimentos e podendo conceder a gratificação aos médicos”.

ENTENDA
1) – Quem tem direito: médicos estatutários, celetistas e os contratados em caráter temporário com jornada de 20 horas semanais, que atuam nas unidades básicas da cidade, bem como os médicos que também realizam atendimentos no CAPS Infantil, CAPS Mestre Álvaro, CAPSad Laranjeiras, Centro de Testagem e Acompanhamento, Centro de Referência Ambulatorial e nas unidades regionais.

2) – Valor: até R$ 1.750

3) – Pesos de avaliação: assiduidade (10% do valor máximo estabelecido); pontualidade (até 10%); produtividade (até 30%) e local de atuação (até 50% do valor máximo estabelecido).

ENTENDA A PONTUAÇÃO MENSAL:
– Assiduidade: será avaliada mediante controle de frequência mensal do servidor, não fazendo jus a seu percentual aquele que tiver falta injustificada ao serviço;

– Pontualidade: será avaliada mediante controle de cartão de ponto individual do servidor, que deverá registrar sua frequência dentro do horário determinado para o expediente, na seguinte proporção: até 15 minutos de atraso mensal (100%); de 16 a 30 minutos de atraso mensal: 75%; de 31 a 59 minutos de atraso mensal: 50% e acima de 60 minutos de atraso mensal: perda do percentual de pontualidade.

– Produtividade: O critério de produtividade será avaliado mediante os atendimentos realizados, considerando a proporção média de 4 (quatro) pacientes por hora. Quatro atendimentos por hora: 100%; três atendimentos por hora: 75%; dois atendimentos por hora: 50% e a realização de menor ou igual a um atendimento por hora: perda do percentual de produtividade.
Lembramos que paciente de Unidade Básica de Saúde e afins são, na grande maioria, pacientes eletivos.

Para cálculo da média de atendimento serão consideradas as particularidades de cada paciente, condição clínica ou doença e/ou especialidade médica exercida. Cabendo avaliação sobre o tempo mínimo necessário para o atendimento ao paciente, podendo, nestes casos, atender média inferior ou superior a quatro pacientes por hora. O relatório de produtividade alcançada deverá ser encaminhado para Superintendência de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde juntamente do boletim de frequência mensal.

– Localidade: Farão jus ao percentual de 12% os profissionais lotados nas seguintes localidades: André Carloni, Bairro de Fátima, Barcelona, Chácara Parreral, Manoel Plaza, Parque Residencial Laranjeiras, São Diogo, Regional de Boa Vista;
Já o percentual de 24% será para os profissionais que atuam em Barro Branco, Campinho da Serra, Carapebus, Carapina Grande, Cidade Continental, Jardim Tropical, José de Anchieta, Laranjeiras Velha, Manguinhos, Novo Horizonte, Oceania, Pitanga, Taquara I, Taquara II.
O percentual de 50% será concedido aos médicos que atuam nas seguintes localidades: CAPS Infantil, CAPS Mestre Álvaro, CAPSad Laranjeiras, Centro de Testagem e Acompanhamento, Centro de Referência Ambulatorial, Central Carapina, Eldorado, Jardim Carapina, Nova Almeida, Nova Carapina I, Nova Carapina II, Planalto
Serrano A, Planalto Serrano B, Porto Canoa, São Marcos, Vila Nova de Colares, Vista da Serra, Itinerante, Regional de Feu Rosa, Regional de Jacaraípe, Regional de Serra Dourada, Regional de Serra-Sede.