Prefeitura da Serra define pontos de doação aos atingidos pelas chuvas

Prefeitura da Serra define pontos de doação aos atingidos pelas chuvas

Texto: Deborah Hemerly - Foto: Edson Reis /Secom-PMS

Os elos que compõem a corrente de solidariedade às famílias desabrigadas/desalojadas pelas chuvas na Serra contam com instalação de abrigos; monitoramento das encostas e áreas afetadas, realizadas pelas equipes da Defesa Civil Municipal; pontos de doação de itens essenciais a essas pessoas, entre outras ações.

O Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), em Colina de Laranjeiras, está entre os locais onde as pessoas poderão destinar roupas em bom estado de conservação, materiais de higiene pessoal, de limpeza, alimentos não perecíveis, fraldas. A entrega poderá ser feita de segunda a domingo, durante 24 horas por dia, à equipe de enfermagem do Núcleo de Regulação do hospital.

A Prefeitura da Serra preparou, preventivamente, a Arena Jacaraípe, em Jacaraípe, para abrigar as famílias que necessitem. O local também é ponto para receber, de segunda a domingo, das 8 às 22 horas, colchões, roupa de cama, kit higiene e demais suprimentos.

Também de segunda a domingo, só que das 8 às 21 horas, a Estação Cidadania Cultura, em Novo Porto Canoa; e Estação Cidadania Esporte, em Vila Nova de Colares, são pontos de doação de itens aos necessitados.

Além desses locais, também há a Secretaria de Direitos Humanos, em Serra Sede, e o Centro de Atendimento Integrado (CRAS/CAI), em Boa Vista, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas.

ONDE DOAR

De segunda a domingo:

Arena Jacaraípe

Av. Abido Saad, 714, Estância Monazítica, Jacaraípe

Horário: das 8 às 22 horas

Estação Cidadania Cultura

Av. Domingos José Martins, 142, Novo Porto Canoa

Horário: das 8 às 21 horas

Estação Cidadania Esporte

Rua Alfredo Galeno, s/n, Vila Nova de Colares

Horário: das 8 às 21 horas

Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI)

Rua Adaucto Morais da Silva, Colina de Laranjeiras

Horário: durante 24 horas

De segunda a sexta:

Secretaria de Direitos Humanos

Praça Feu Rosa, Serra Sede

Horário: das 8 às 17 horas

Centro de Atendimento Integrado (CRAS/CAI)

Rua Salvador, S/N, Boa Vista

Horário: das 8 às 17 horas

Abrigos em Jacaraípe e em Vila Nova de Colares

A Prefeitura da Serra preparou dois abrigos para receber as famílias que necessitem: a Arena Jacaraípe, em Jacaraípe, e a Estação Cidadania Esporte, em Vila Nova de Colares. Servidores também foram escalados para trabalhar nos abrigos durante o tempo necessário.

De acordo com a secretária de Assistência Social da Serra, Cláudia Silva, a ideia é deixar tudo organizado. “A gente quer deixar tudo preparado para uma possível situação de acolhimento. Nos antecipamos ao problema para que, se for necessário, todos sejam acolhidos de forma rápida e segura. A capacidade será de 50 famílias, com quatro pessoas cada, inicialmente”, disse.

A porta de entrada para o abrigo é a Defesa Civil. As equipes monitoram as áreas de risco 24 horas por dia. “Nossas equipes circulam por estes locais e, havendo a necessidade, nós faremos o encaminhamento aos abrigos”, explicou o coordenador municipal da Defesa Civil, Fábio Maurício.