Prefeitura da Serra participa de Fórum de Gestão de Lideranças Públicas em São Paulo

O evento faz parte do programa + Líderes, que envolve 12 prefeituras do país

Prefeitura da Serra participa de Fórum de Gestão de Lideranças Públicas em São Paulo


Texto: Elisa Rangel/Secom - Foto: Sead/PMS

Ações para modernizar e desenvolver a gestão de lideranças públicas nos governos municipais é o tema central de um fórum nacional que a Prefeitura da Serra participa nesta sexta-feira (4), em São Paulo.

O prefeito Sergio Vidigal, a secretária municipal de Administração e Recursos Humanos (Sead), Dayse Lemos, e outros seis servidores da Serra estarão no Fórum de Gestão de Lideranças Públicas, apresentando e discutindo ações que fomentem e acelerem iniciativas municipais na atração, seleção, desenvolvimento, desempenho e engajamento de lideranças públicas.

O fórum faz parte do programa + Líderes, que envolve ao todo 12 prefeituras do Brasil. A seleção dessas gestões municipais foi realizada pelos idealizadores do programa: a Vetor Brasil, uma organização da sociedade civil, com o apoio da Parceria Vamos.

A Serra foi uma das prefeituras convidadas a fazer parte do programa e tem, desde setembro, participado de encontros e reuniões virtuais com especialistas na área. O fórum desta sexta-feira é o primeiro encontro presencial e vai ocorrer, com 12 prefeitos, no Instituto Singularidades, em São Paulo.

O prefeito Sergio Vidigal participa, com prefeitos das cidades de Blumenau, São Vicente, Novo Hamburgo, Niterói e Pelotas, de um painel com o tema “Articulação de Reformas na Alta Direção Pública Municipal”, de 10h40 às 11h10.

Na ocasião, serão abordadas questões sobre como articular, mobilizar e convencer atores para implementar a reforma e quais os atores mais relevantes de serem mobilizados nesse processo.

Outro grupo formado por seis prefeitos estará no painel com a temática “Implementação de Reformas na Alta Direção Pública Municipal”.

Lideranças políticas e técnicas

O Programa + Líderes terá duração de oito meses, indo até março de 2023. É totalmente gratuito, sendo patrocinado pela Fundação Lemann, Humanize e República.org, e trabalha com duas frentes: líderes políticos e lideranças técnicas.

Da Serra, participam como lideranças técnicas os seguintes servidores: Claudia (Sead), Andréia (Sead), Magna (Sead), Andréa (Saúde), Miguel (Desenvolvimento Econômico) e Andréia (Fazenda). Ao final do fórum, haverá a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre as prefeituras e a Vetor Brasil.

“O programa + Líderes é uma grande oportunidade que estamos tendo, como Prefeitura da Serra, porque nos coloca em contato com especialistas nacionais e até mesmo de fora do país na área de desenvolvimento de políticas de lideranças públicas”, declarou a secretária Dayse Lemos.

Na parte da tarde, as equipes das prefeituras presentes no fórum vão participar de uma dinâmica para definir um desafio municipal que será trabalhado nas etapas seguintes do programa + Líderes.