Serra vai começar a vacinação contra a Covid-19 em crianças de cinco a 11 anos

O agendamento será aberto na segunda (17), às 18 horas, pelo site da prefeitura

Serra vai começar a vacinação contra a Covid-19 em crianças de cinco a 11 anos

Texto: Deborah Hemerly - Foto: Fernanda Neves/Secom-PMS

Atenção, criançada! Aliás, atenção pais, mamães, vovôs, titios! A partir da próxima segunda (17), às 18 horas, no site da Prefeitura da Serra, a criançada entre cinco e 11 anos com deficiência permanente; com comorbidades e crianças com 11 anos em geral passarão a fazer parte do agendamento para vacinação contra a Covid-19! Isso mesmo! É coisa pra gente grande!

No município, neste momento, a Pfizer Pediátrica será aplicada somente mediante agendamento, em algumas Unidades de Saúde. Quem participar do primeiro agendamento, receberá o imunizante na quarta (19), quinta (20) e sexta (21).

É preciso que a criança esteja acompanhada por maior ou responsável, além de apresentar documento pessoal, CPF ou cartão do SUS. Ah! O cartão de vacina sempre será bem-vindo, também. Para aqueles que irão desacompanhados, é obrigatória a apresentação por escrito de uma declaração do maior responsável autorizando a vacinação. Caso contrário, a criança não será vacinada.

No caso de deficiência ou comorbidade, assim como já acontece com os adultos, também é necessária a apresentação do laudo médico, por escrito. O documento ficará retido pela equipe de imunização.

A Pfizer Pediátrica não poderá ser administrada concomitantemente com outras vacinas. Caso a criança tenha sido vacinada recentemente, é necessário aguardar o intervalo de 15 dias, para receber a primeira dose da Pfizer Pediátrica.

Por falar em prazo, o aprazamento entre a primeira e segunda dose é de oito semanas.

Seguem as comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação contra a Covid-19, em crianças entre cinco e 11 anos:

Diabetes mellitus

Pneumopatias crônicas graves

Hipertensão Arterial

Doenças cardiovasculares

Insuficiência cardíaca (IC)

Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar

Cardiopatia hipertensa

Síndromes coronarianas

Valvopatias

Miocardiopatias e Pericardiopatias

Doenças da Aorta, do Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas