Prefeitura forma mais uma turma de mulheres empreendedoras

A solenidade de formatura será às 19 horas, no Centro de Atendimento Integrado (CAI)

Prefeitura forma mais uma turma de mulheres empreendedoras


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação/Seppom

A Prefeitura da Serra, através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom, ) forma nesta quarta-feira (27) mais uma turma do curso de Microempreendedorismo Individual do programa Qualifica Mais Progredir. Esta turma, composta por moradoras do bairro Jardim Carapina e do entorno, tem 35 alunas. 

A solenidade de formatura será às 19 horas, no Centro de Atendimento Integrado (CAI), localizado entre os bairros Jardim Carapina e Boa Vista. O curso é resultado de uma parceria entre o município e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Destinado para pessoas beneficiárias do Programa Auxílio Brasil ou cadastradas no Cadúnico, tem como objetivo promover a autonomia financeira e qualificar microempreendedores individuais para iniciar um negócio próprio ou aprimorar o trabalho que já realizam. 

O projeto começou em fevereiro e já formou mais de 200 mulheres dos bairros Belvedere, Manoel Plaza e Bairro das Laranjeiras. Estão em andamento turmas nos bairros de Jardim Carapina e Vila Nova de Colares, com 60 alunas e na nesta terça-feira (26) será a vez do bairro Taquara receber sua primeira turma, seguido dos bairros Feu Rosa, Ourimar, Serra Sede, Palmeira, Jardim Bela Vista, Residencial Vista do Mestre e Areinha. A previsão é que sejam formadas 700 mulheres no total. 

Para a Secretária de Direitos Humanos e de Políticas Públicas para as Mulheres, Lilian Motta, essa é uma ação de grande impacto na vida das pessoas atendidas. “Além de aprimorar os produtos, serviços e gestão dos micro empreendimentos já existentes, é uma excelente oportunidade para as mulheres iniciarem um empreendimento. Muitas vezes, as mulheres não possuem autonomia financeira porque encontram dificuldade em sair para trabalhar, pois não têm quem cuide dos seus filhos. Dessa forma, a geração de renda passa a ser feita dentro da própria casa, através da comercialização de produtos alimentícios, de um artesanato, de uma prestação de serviço, entre outros. E assim, somamos esforços para a promoção da equidade e garantia de direitos para as mulheres e suas famílias”, destaca a secretária. 

Como são as aulas

O curso tem carga horária de 160 horas, com duração aproximada de dois meses, no período noturno, em espaços da própria prefeitura ou de parceiros (projetos sociais, igrejas). As aulas ocorrem na modalidade presencial e para receber o certificado é necessário que os cursistas comprovem uma frequência superior a 75% da carga horária total. 

Um diferencial deste curso é a oferta do material didático, uniforme e um benefício no valor total de R$ 640,00, distribuído em duas parcelas, que poderão ser utilizadas para custear despesas com alimentação e transporte, mas também para aquisição de matéria prima para iniciar o próprio negócio, ampliar o estoque, investir na qualidade dos produtos, dentre outros. 

Durante o curso são abordados assuntos como abertura e formalização de MEI, gestão financeira, mercado financeiro e acesso ao microcrédito, propaganda e marketing, melhoria de produtos e serviços e competências sócio-emocionais do empreendedor.