Prefeitura instala mais de 30 contentores de lixo em bairros da Serra

No início do ano, também foram instalados cerca de 50 novos contentores em todo o litoral do município

Prefeitura instala mais de 30 contentores de lixo em bairros da Serra

Texto: Munik Vieira - Foto: Secom/PMS

Mais um reforço na limpeza do município. A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Serviços (Sese), instalou mais de 30 contentores de lixo nos bairros Porto Canoa, Valparaíso, Bairro de Fátima e Serra-Sede. Em janeiro, também foram instalados cerca de 50 novos contentores em todo o litoral do município.

Os contentores propiciam mais organização, limpeza e higiene a regiões com grande concentração de pessoas e de resíduos. O morador pode fazer o descarte a qualquer hora do dia, e não somente próximo ao horário de passagem dos caminhões coletores. Os contentores possuem rodas e capacidade para armazenar até 1.000 litros, e são exclusivos para os detritos orgânicos, como restos de alimentos e embalagens sujas e úmidas, que devem ser depositados no equipamento em sacos plásticos fechados.

Segundo o secretário de Serviços da Serra, Igor Elson B. de Almeida, o principal benefício é evitar a proliferação de insetos e atração de roedores. “Com os contentores, o lixo fica organizado, o cheiro fica concentrado dentro do contêiner e as avenidas ficam ainda mais bonitas, sem sacolas de lixo doméstico espalhadas”, destaca o secretário.

Vale ressaltar que é proibido o descarte de restos de obras. Nesse caso, o morador deve contratar uma empresa fornecedora de caçambas (para grandes quantidades) e tem de dar uma destinação correta para o entulho. Volumes abaixo de 15 sacos de ráfia podem ser levados para as Áreas de Transbordo e Triagem (ATT):  Projeto João de Barro, localizado na Av. Domingos José Martins, no bairro Novo Porto Canoa; a ATT Barcelona, Av. Região Sudeste, a 500 metros da BR 101, próximo ao Posto BKR; e a ATT Nova Carapina II, localizada na Avenida Montes Claros, de segunda a sábado, das 8 às 17 horas,