Prefeitura participa de evento de inclusão e oferece vagas de emprego para deficientes

O Sine da Serra marca presença no domingo, dia 22, no horário de 15 às 19 horas, oferecendo vagas de emprego captadas nas empresas do município

Prefeitura participa de evento de inclusão e oferece vagas de emprego para deficientes


Texto: Samantha Dias - Foto: Rafael Ferraz/Secom-PMS

Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda da Serra (Seter)  participa do Reconecta - Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade e oferece vagas de emprego para pessoas com deficiência. O evento marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro.

O evento é realizado pelo Ministério Público do Trabalho do Espírito Santo, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES) e outros órgãos públicos, além de instituições, entidades, conselhos, empresas e Sines de diversos municípios do Estado. Durante quatro dias, acontecem palestras, painéis de debate, workshops, oficinas, apresentações culturais e artísticas, atrações musicais, participação de instituições e exposição de produtos e serviços.

O Sine da Serra marca presença no domingo, dia 22, no horário de 15 às 19 horas, oferecendo vagas de emprego captadas nas empresas do município e encaminhando os profissionais para as entrevistas.

Além disso, de acordo com a secretária interina de Trabalho, Aline Oliveira, as oportunidades que as empresas participantes do Reconecta disponibilizarem durante o evento também serão colocadas à disposição dos interessados, com intermediação do Sine da Serra.

Aline lembra que a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é assegurada pela Lei de Cotas, que obriga empresas com 100 ou mais empregados a contratarem de 2% a 5% de PcDs. 

“Porém, ainda há muito o que se avançar em termos de políticas para pessoas com deficiência. Espaços como esses servem para estimular e fomentar projetos e ações e aumentar a visibilidade das pessoas com deficiência”, disse a secretária.

Aline afirmou que também haverá a participação de um médico da Secretaria de Saúde da Serra para emitir laudos, requisito necessário para concorrer a vagas de empregos destinadas às pessoas com deficiência.  

“O médico estará disponível para emitir laudos, sempre que possível. Para as deficiências que exigem exames comprobatórios, a pessoa deve levar os exames e também passará por avaliação clínica. Para os casos que não exigem comprovação, será feita a avaliação”, explicou.

Reconecta

A Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade -  Reconecta começa nesta quinta-feira (19) e segue até domingo (22), no Boulevard Shopping Vila Velha. O evento é gratuito e estará aberto ao público das 18h às 22h, na quinta, das 10h às 22h na sexta e no sábado, e das 15h às 19h no domingo.