Prefeitura participa de evento de inclusão e oferece vagas de emprego para deficientes

Texto: Samantha Dias - Foto: Rafael Ferraz/Secom-PMS

Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda da Serra (Seter)  participa do Reconecta - Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade e oferece vagas de emprego para pessoas com deficiência. O evento marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro.

O evento é realizado pelo Ministério Público do Trabalho do Espírito Santo, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES) e outros órgãos públicos, além de instituições, entidades, conselhos, empresas e Sines de diversos municípios do Estado. Durante quatro dias, acontecem palestras, painéis de debate, workshops, oficinas, apresentações culturais e artísticas, atrações musicais, participação de instituições e exposição de produtos e serviços.

O Sine da Serra marca presença no domingo, dia 22, no horário de 15 às 19 horas, oferecendo vagas de emprego captadas nas empresas do município e encaminhando os profissionais para as entrevistas.

Além disso, de acordo com a secretária interina de Trabalho, Aline Oliveira, as oportunidades que as empresas participantes do Reconecta disponibilizarem durante o evento também serão colocadas à disposição dos interessados, com intermediação do Sine da Serra.

Aline lembra que a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é assegurada pela Lei de Cotas, que obriga empresas com 100 ou mais empregados a contratarem de 2% a 5% de PcDs.

“Porém, ainda há muito o que se avançar em termos de políticas para pessoas com deficiência. Espaços como esses servem para estimular e fomentar projetos e ações e aumentar a visibilidade das pessoas com deficiência”, disse a secretária.

Aline afirmou que também haverá a participação de um médico da Secretaria de Saúde da Serra para emitir laudos, requisito necessário para concorrer a vagas de empregos destinadas às pessoas com deficiência.

“O médico estará disponível para emitir laudos, sempre que possível. Para as deficiências que exigem exames comprobatórios, a pessoa deve levar os exames e também passará por avaliação clínica. Para os casos que não exigem comprovação, será feita a avaliação”, explicou.

Reconecta

A Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade -  Reconecta começa nesta quinta-feira (19) e segue até domingo (22), no Boulevard Shopping Vila Velha. O evento é gratuito e estará aberto ao público das 18h às 22h, na quinta, das 10h às 22h na sexta e no sábado, e das 15h às 19h no domingo.