Prefeitura captura mais animais silvestres em áreas urbanas da Serra

Os moradores estão encontrando animais não tão habituais em áreas urbanas, como raposa, jacaré e bicho-preguiça

Prefeitura captura mais animais silvestres em áreas urbanas da Serra

Texto: Gabriela Conti e Gabrielle Tallon - Foto: semma

A pandemia do novo coronavírus tem mudado a rotina das pessoas e até dos animais. Com a redução da circulação de pessoas e de veículos pelas ruas, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) tem recebido mais chamados para o recolhimento de animais silvestres em áreas urbanas.

Este ano, de  janeiro a maio, já foram recolhidos 209 animais. De acordo com as equipes, os moradores estão encontrando animais não tão habituais em áreas urbanas, como raposa, jacaré e bicho-preguiça. Entre os animais resgatados também estão: cobras, gambás e pássaros.

Os animais machucados são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que fica na Área de Proteção Ambiental (Apa) da lagoa Jacuném, em Barcelona. O local pertence ao Ibama.

Lá, eles recebem cuidados veterinários, são recuperados e reintroduzidos em seu habitat natural. Quando os animais são resgatados em boas condições de saúde eles são soltos de volta na natureza imediatamente.

Denúncias

Os moradores que encontrarem animais silvestres, devem acionar a equipe de resgate nos telefones (27) 3291-7413 ou (27) 99951-2321. Importante ressaltar que maltratar animais é crime.