Prefeitura reduz gastos em R$ 30 milhões para investir no combate ao coronavírus

A previsão é que sejam economizados até o final deste ano cerca de R$ 80 milhões

Texto: Samantha Dias - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A Serra não mede esforços para combater o coronavírus e, desde o início da pandemia, está realizando diversas ações de prevenção, conscientização e assistência aos moradores. Os esforços da administração e de todas as secretarias envolvidas, a partir do decreto 5978 de contingenciamento de despesas, resultaram na economia de cerca de R$30 milhões nos últimos três meses. O valor foi destinado às ações de combate à covid-19 e atendimento à população vulnerável.

Tratando de medidas temporárias para contenção de despesas na administração municipal, o decreto prevê a suspensão temporária ou a renegociação de contratos nas áreas que não são essenciais para o combate à pandemia, como, por exemplo, telefone, combustível, e eventos e festividades culturais, esportivas e recreativas, entre outras.

O prefeito Audifax Barcelos disse que, de forma muito responsável, a prefeitura realizou ajustes e cortes de gastos para focar nas ações prioritárias neste momento. “Nosso planejamento e equilíbrio financeiro são notórios, assim como nossa atenção e cuidado com a população da Serra”, disse.

Assim, nos últimos meses, de acordo com a secretária de Planejamento Estratégico, Lauriete Caneva, os gastos foram reduzidos em cerca de R$ 30 milhões. “Essas medidas terão vigência enquanto durar o estado de calamidade pública, e a previsão é que sejam economizados até o final deste ano cerca de R$ 80 milhões, que serão destinados, exclusiva e integralmente, às ações de combate ao coronavírus, ações de saúde para tratamento de pacientes infectados e auxílio às pessoas afetadas por essa crise ”, afirmou.

A secretária disse, também, que os esforços da prefeitura trazem importantes resultados para o município. Além da economia feita pelo Executivo, o município recebeu, até o momento, cerca de R$ 12 milhões de repasse do Governo Federal.

Apesar dessas medidas de contenção, não houve qualquer prejuízo nos serviços prestados à população. Pelo contrário, nas principais áreas de enfrentamento e assistência, a Serra destaca-se. Na saúde, a prefeitura fez novas contratações de profissionais, distribuiu EPI’s para toda a equipe, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, adquiriu equipamentos (respiradores, oxímetros, bombas de infusão, monitores, filtros especiais) e medicamentos essenciais para o tratamento dos pacientes que buscam atendimento.

Importante decisão foi a destinação da Upa de Castelândia para atendimento exclusivo de pacientes com a Covid-19. A Upa teve ampliado o número de leitos, tanto de enfermaria como de urgência. A Secretaria de Saúde desenvolveu protocolos específicos para o atendimento dos pacientes de covid-19, e passou a trabalhar também com a telemedicina, fazendo o acompanhamento por telefone dos pacientes suspeitos de covid-19, dos idosos nas Instituições de Longa Permanência e doentes crônicos das unidades de saúde.

As áreas de assistência social e defesa social também desenvolveram importantes projetos e ações. São algumas ações desenvolvidas:

- Criação da Central de Benefícios Eventuais, que fornece mais de 25 mil cestas básicas de alimentos às famílias mais vulneráveis, o que representa uma média de 375 mil quilos de alimentos.

- A Secretaria Municipal de Educação (Sedu) também distribui kit merenda para 20 mil alunos, cujas famílias tinham cadastro no bolsa família.

- Limpeza e desinfecção de terminais de ônibus no município, de calçadas nos principais pontos de comércio, no entorno de unidades de saúde e portas de agências bancárias.

- Ações de conscientização nas praias da Serra.

- Distribuição gratuita de mais de 700 mil kits de limpeza e mais de 400 mil máscaras nas unidades de saúde, terminais de ônibus, moradias populares e durante a Blitz do Bem.

- O município ampliou os serviços para a população em situação de rua. Cinco abrigos estão funcionando 24 horas no esquema de isolamento social. Também está sendo ofertado aluguel social, em casos específicos. No Centro Pop – outro serviço para essa população – estão sendo oferecidas três refeições diárias, kits para higienização pessoal e de materiais, espaço para guardar pertences dos usuários, atendimento psicossocial e encaminhamento para testagem.

Lauriete Caneva lembra também que recursos estão sendo direcionados para a finalização da obra e montagem da estrutura do Hospital Materno Infantil, a ser inaugurado em breve e que será um grande apoio ao Governo do Estado no atendimento às pessoas com Covid-19.  O Hospital Materno Infantil terá sua capacidade ampliada para 176 leitos, para receber a maternidade de alto risco do Hospital Jayme Santos Neves. Assim, mais leitos serão liberados no Jayme para pacientes com coronavírus.