Processo seletivo da Educação reúne 18 mil inscritos para fazer prova neste domingo (22)

Cada questão terá cinco alternativas (A, B, C, D, E), sendo apenas uma correta

Processo seletivo da Educação reúne 18 mil inscritos para fazer prova neste domingo (22)


Texto: Jéssica Romanha - Foto: Bianca Nascimento/Secom-PMS

Será aplicada prova objetiva neste domingo (22) para todos os 17.981 candidatos inscritos no processo seletivo da Educação da Serra. A seleção, cujo objetivo é formar cadastro de reserva para o ano letivo de 2020, vai selecionar professores para cargos dos turnos matutino e vespertino. O salário dos contratados, para 25 horas de trabalho, será de R$ 2.222,02 a R$ 3.446,86, de acordo com a titularidade.

Prova

A seleção será composta pelas seguintes etapas: prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, e entrega de documentos para análise e conferência, de caráter eliminatório.

A prova objetiva, que será aplicada neste domingo, dia 22 de dezembro, terá duração mínima de uma hora e máxima de quatro horas. Contará com 50 perguntas, sendo conhecimentos específicos (20), conhecimentos gerais (15), conhecimentos pedagógicos e legislação (15).  Cada questão terá cinco alternativas (A, B, C, D, E), sendo apenas uma correta.

A divulgação de informações e locais para a realização da prova objetiva será feita pela banca organizadora, o Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP, no endereço: www.idcap.org.br, a partir desta sexta-feira (20).

O exame será aplicado em dois turnos, conforme o cargo, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. 

Confira:

O secretário de Educação da Serra, Gelson Junquilho, lembra que é importante o candidato chegar no mínimo 30 minutos antes do horário de início da prova. “De acordo com o edital, os portões serão fechados 15 minutos antes do início das provas. E somente será admitido à sala de provas, o candidato munido de caneta esferográfica de tinta azul ou preta de material transparente”, alertou.

No edital da seleção também é orientado aos candidatos portar um dos seguintes documentos de identificação (dentro do prazo de validade com foto): Carteira de Identidade (RG), Carteira de Órgão ou Conselho de Classe, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Certificado Militar, Carteira Nacional de Habilitação ou Passaporte.  Caso os professores desejarem, é possível levar alimentos e água acondicionada em embalagem plástica transparente sem qualquer etiqueta ou rótulo.

Os candidatos só poderão sair do local de realização da prova após 1 hora do início da mesma, sem, contudo, levar consigo o caderno de questões. 

Cargos

As oportunidades são para os cargos de professor MaPA de Educação Infantil; Séries Iniciais; Educação Especial - Deficiência Intelectual/Mental; Educação Especial - Deficiência Visual; Educação Especial - Deficiência Auditiva; Educação Especial - Altas Habilidades/ Superdotação; e Bilíngue.

Também há oportunidades para professor MaPB de Língua Portuguesa; Matemática; Ciências; Geografia; História; Inglês; Educação Física; Arte; Ensino Religioso; e Assessoramento Pedagógico.