Procon da Serra apreende mais de 100 produtos vencidos em supermercado

Fiscalização aconteceu no bairro Castelândia, após recebimento de denúncia

Procon da Serra apreende mais de 100 produtos vencidos em supermercado


Texto: Samantha Dias - Foto: Procon da Serra

Após receber uma denúncia, os fiscais do Procon da Serra apreenderam mais de 100 itens vencidos em um supermercado localizado no bairro Castelândia. No local, também encontraram outras irregularidades em diversos produtos à venda, como latas amassadas, embalagens sem informações de procedência, e níveis de resfriamento fora do recomendado.

Estavam à venda, no total, 105 itens com data de validade vencida. Os fiscais apreenderam os seguintes produtos vencidos: um frango, dois pacotes de lingüiça, nove litros de suco de laranja, sete pacotes de torrada, e 86 pacotes de biscoito.

Outra irregularidade encontrada pela equipe do Procon foi a venda de carnes, embutidos e até pão de queijo descongelados. Foram apreendidos mais de nove quilos de carnes armazenadas de forma irregular, fora da temperatura ideal. Também foram encontrados e apreendidos latas de cerveja e refrigerante amassadas; e embalagens de carne e bacon sem informações de procedência. A diretora do Procon da Serra, Nívia Passos, explicou que geralmente essa irregularidade é encontrada em produtos que são fracionados para a venda (como presunto e carne, por exemplo).

“Os supermercados fracionam o produto original, colocam a etiqueta da loja, mas não colocam a informação da procedência”, afirmou.

Todos os itens foram recolhidos das prateleiras pela equipe de fiscalização do Procon da Serra e serão descartados, sendo o descarte de responsabilidade do estabelecimento. A diretora Nívia Passos disse que o dono do supermercado recebeu um auto de infração e tem o prazo para recorrer administrativamente. O estabelecimento pode receber multa, cujo valor varia conforme o porte econômico da empresa, de R$500 a R$ 2 milhões.

Como fazer denúncias?

O consumidor que quiser realizar denúncias no município da Serra, pode acionar o Procon da Serra por email e telefone. Os contatos são os emails procon@serra.es.gov.br / fiscalizacao.procon@serra.es.gov.br, e os telefones 3252-7243/ 3252-7242 / 3252-7295 / 3252-7298.